Página inicial > Últimas Notícias > Integração e troca de experiências entre as IFES marcam I Seminário FORCAMPI

Integração e troca de experiências entre as IFES marcam I Seminário FORCAMPI

• Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 11h28
  • Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 11h40

De 12 a 14 de setembro, o campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, recebeu o I Seminário do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (FORCAMPI).

Renato Bochicchio, Diretor do campus da UFPR Litoral, explica que “o FORCAMPI é resultado da realização de diversas audiências públicas no Congresso Nacional, encontros e movimentos específicos que buscaram, inicialmente, denunciar as dificuldades de muitas realidades de campi ausentes de infraestrutura e recursos humanos mínimos para seu desenvolvimento”. O diretor enfatiza que, passados dois anos, para sua estruturação, o FORCAMPI busca ocupar espaço no debate sobre a política educacional brasileira, em articulação com demais atores, com vistas aos enfrentamentos necessários da realidade atual brasileira.

Abertura do I Seminário do FORCAMPI na UFSB 2019 2

Para Peterson Marco Andrade, Diretor Geral do Campus de Governador Valadares da UFJF e Coordenador Nacional do FORCAMPI, a integração dos esforços  e a reunião das experiências exitosas das direções de campi de norte a sul do Brasil representa o principal objetivo do FORCAMPI: “O evento promoverá novas ações dos diretores, pois assistimos apresentações inspiradoras, tais como a experiência da  Vice-Reitora da Universidade Federal de Viçosa e do Diretor do Campus de Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Além disso, conhecemos as realidades de áreas carentes e de difícil acesso, tais como do Diretor de Oiapoque e dos diretores da Universidade Federal do Oeste do Pará”. Finalizou agradecendo à UFSB pelo apoio ao evento.

Professora Gilmara Oliveira, Vice-Decana do IHAC/CJA, concluiu que o Seminário foi muito oportuno para troca de experiências entre gestores: “Na oportunidade, foi possível conhecer outras realidades e seus problemas, desafios e, sobretudo, o compartilhamento das estratégias por estes gestores para sanar as dificuldades de suas unidades acadêmicas e campi.

“O sentido de pertencimento à região precisa ser construído de forma planejada e dialogada, mas com intensidade.", relembrou o Vice-Decano do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais, Luiz Antônio Araújo, que pontuou também sobre o fortalecimento do Ensino Superior público e de qualidade e de caminhos que podem ser construídos para trocas entre a Universidade e a Sociedade.

Ao final do evento, foi aprovada a "Carta de Porto Seguro do FORCAMPI", que sintetiza aspectos da realidade dos campi, além de preocupações dos seus dirigentes e possíveis soluções para superar esses desafios.

Abertura do I Seminário do FORCAMPI na UFSB 2019

Informações: Marcos Bernardes