Página inicial > Últimas Notícias > Reitor da UFPE fala sobre Desafios da Universidade em transformação em palestra na UFSB

• Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 12h10
  • Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 15h00

195A2723Na última quarta-feira, dia 11 de setembro, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) recebeu o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Dr. Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, que proferiu a palestra Desafios da Universidade em transformação no Século XXI, no auditório da reitoria, no campus Jorge Amado, em Itabuna.

O professor Anísio iniciou sua palestra falando sobre a necessidade de trocas de experiências e ideias entre as universidades e institutos para que haja uma coesão, com processos de aprendizado uns com os outros. Logo em seguida, indagou “Por que as universidades são importantes? ”. Sua explicação se baseou em Boaventura ao falar que as universidades respondem aos desafios de cada momento histórico. Elas ligam o presente ao passado e ao futuro, sendo um lugar plural, que deve expressar todos os pensamentos. Além de serem fundamentais para a implantação de projetos nacionais, inclusivos e soberanos.

O reitor ainda fez um breve relato sobre a necessidade da interiorização da universidade ao se referir aos campi criados em Caruaru e Vitória de Santo Antão, que abarcaram um quantitativo maior de estudantes do interior, dando a possibilidade de educação àqueles que não tinham condições de ingressar em uma universidade pública.

Demonstrou que uma das suas maiores preocupações é quanto ao mundo do trabalho de amanhã, apresentando a UFPE FUTURO, projeto que pretende reconfigurar a formação superior em Pernambuco já pensando nos avanços e mudanças do mundo atual.

195A2769

Para complementar, a professora Joana relembrou que a universidade é um agente desenvolvedor da região, tendo como papel ir muito mais além dos muros, inserindo-se na comunidade na qual está localizada.

Para garantir a participação estudantil durante o período de recesso de aulas, bem como a transmissão da palestra para os demais campi, o evento foi transmitido também metapresencialmente.

Finalizando a palestra, pontos como interação, trocas e solidariedade entre as universidades nordestinas foram discutidos, consolidando ainda mais a ideia de união entres as IFEs.

Dando continuidade à agenda de visitação, o reitor Anísio Freitas e a reitora Joana Angélica Guimarães estarão no I Seminário FORCAMPI nesses próximos dias 12, 13 e 14, que ocorrerá no campus Sosígenes Costa da UFSB, em Porto Seguro.

195A2735195A2720195A2759195A2712195A2770