Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitora participa da aula magna na UFRB  
Início do conteúdo da página

Reitora participa da aula magna na UFRB  

  • Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 17h32
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 15h05
  • Acessos: 1742
AulaMagnaUFRB2Na manhã da última quinta-feira, 29, aconteceu a aula magna de abertura do semestre na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desafios da Universidade Pública Federal na Atual Conjuntura foi o tema do evento, debatido em conjunto pela reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), professora Joana Angélica Guimarães da Luz, pela ex-reitora da UFRB, professora Georgina Gonçalves e pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles Pires da Silva. 
O programa "Future-se", do governo federal, foi tema recorrente nas manifestações. Sublinhando o valor da universidade no seu território de inserção, especialmente como lugar de resistência e de afirmação da importância do conhecimento, a professora Georgina questionou a eficácia dos dispositivos de governança impostos pelo Future-se às universidades. 
A reitora Joana Angélica destacou o papel de importância que as universidades que estão nos lugares mais remotos do Brasil têm no desenvolvimento local e regional. Afirmou que a interiorização do ensino superior no Brasil foi um marco para o país, propiciando que os pobres e os excluídos também pudessem ter acesso ao conhecimento e que a universidade pública está sob ataque. "Não estamos apenas passando por um momento de asfixia econômica, estamos também sendo atacados em nossa forma de pensar: está sendo questionada a importância da universidade, e nós temos que resistir", completou. 
Para o reitor da UFBA e presidente da Andifes, professor João Carlos Salles, a universidade é um valor universal e deveria ser defendida como tal. Ele destacou que o momento pelo qual as instituições federais de ensino superior passam é muito difícil, referindo-se especialmente ao bloqueio orçamentário imposto pelo governo.
Tratou-se da primeira aula magna coletiva da instituição. O evento foi transmitido ao vivo pela UFRBTV e está disponível para visualização no perfil do Facebook da instituição (facebook.com/ufrb.edu)
Imagens: ASCOM/UFRB
registrado em:
Fim do conteúdo da página