Página inicial > Últimas Notícias > Universidades Federais do Nordeste criam rede para promoção de tecnologia social

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 16h39
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 15h05

rede UTecSocial 02Dirigentes das 18 universidades federais da região participaram do lançamento da Rede de Universidades Federais do Nordeste pela promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial), ocorrida no último sábado (24), no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Campus Dois Irmãos, em Recife. A iniciativa tem como finalidade estabelecer relações de cooperação para compartilhamento de tecnologias sociais, conhecimentos científicos e populares e organizar intercâmbio de professores e alunos. O assessor de Assuntos Internacionais, professor Guilherme Fóscolo de Moura Gomes, acompanhou a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, no evento.

Na ocasião, as instituições participantes da Rede firmaram cooperação com a Universidade Soka durante a Conferência Internacional das Universidades do Nordeste e Universidade de Soka: o Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade. A UFRPE conferiu o título de Doutor Honoris Causa ao pacifista, filósofo, educador, escritor e poeta Daisaku Ikeda, fundador da instituição de ensino e pesquisa sediada em Tóquio.

A presidência da Rede U. TecSocial coube à reitora da Universidade Federal da Paraíba, professora Margareth Formiga Diniz. A cooperação institucional entre a Rede UTecSocial e a Universidade Soka prevê ações como mobilidade acadêmica de estudantes e pesquisadores, missões de trabalho institucionais de professores e servidores, realização de projetos conjuntos de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária e o intercâmbio de material e de informações relacionadas aos três pilares da atuação universitária. A parceria institucional com a universidade japonesa também se relaciona com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODE's) da ONU, uma vez que a universidade estrangeira ocupa posição destacada nos rankings de adesão a essas metas no Japão e no mundo.

O estabelecimento da Rede U. TecSocial é uma resposta aos desafios impostos à educação brasileira e às universidades federais, abrindo oportunidades de fortalecimento mútuo das instituições pelo compartilhamento de recursos e projetos. A professora Joana avalia que o principal efeito dessa iniciativa é o fomento ao trabalho conjunto das IFES da região: "Estamos levantando informações sobre quais ações nossas instituições desenvolvem a respeito dessas temáticas".

A parceria com a instituição japonesa é mais um impulso para a internacionalização com base nos projetos voltados para atender os ODEs, já que a Universidade Soka integra uma outra rede com 192 universidades de vários países que focalizam ações para o atendimento das metas estipuladas na ONU. O eventual ingresso da Rede U.TecSocial nesse coletivo internacional é avaliado pela reitora como uma vitrine importante para a busca de mais parcerias e visibilidade perante os fóruns ligados à ONU, inclusive abrindo acesso a projetos e recursos para as universidades federais do Nordeste.

Com informações da ASCOM UFRPE