Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão fala sobre a prática da meditação
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão fala sobre a prática da meditação

  • Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 16h19
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 15h05
  • Acessos: 516

Entre os dias 05 e 08 de agosto, aconteceu a I Semana de Prática de Meditação da UFSB no campus Jorge Amado. O evento foi organizado pela estudante Mariana Chequer e pela docente Luana Sampaio, articuladas com os monitores do Projeto de Extensão MeditAção, com apoio da PROSIS. O projeto foi iniciado na UFSB em agosto de 2017 e tem como principal objetivo oferecer um espaço para promover a paz e o autoconhecimento através da prática de meditação.

A Semana contou com a inscrição de 260 pessoas da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Dentre os participantes, 44% teve seu primeiro contato com a prática de meditação no evento. Temas como yoga, Vipassana, meditação em movimento e meditação sonora com tigelas foram abordados com a presença dos convidados Nirvedananda Avadhuta (África), Valéria Kozlowski (Rio de Janeiro), Sheyla Portela Mello (Bahia) e Fátima Lima (Bahia).

Um dos resultados do evento foi a criação do setor de livros de Meditação na Biblioteca, disponibilizando quatro títulos para a comunidade:

1) Vipassana: Arte de viver segundo S. N. Goenka (William Hart)
2) A ciência da meditação (Daniel Goleman e Richard Davidson)
3) O poder do agora (Eckhart Tolle)
4) O cérebro de Buda (Rick Hanson)

Para Luana Sampaio, a prática da meditação pode favorecer o exercício da concentração e da criatividade, além de resignificar os nossos espaços educacionais, promover saúde mental e favorecer às relações intra e interpessoais.

 
195A2589195A2631195A2633195A2640195A2648
registrado em:
Fim do conteúdo da página