Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Docentes da UFSB publicam capítulo sobre consumo, beneficiamento e comercialização de frutas do Assentamento Terra Vista
Início do conteúdo da página

Docentes da UFSB publicam capítulo sobre consumo, beneficiamento e comercialização de frutas do Assentamento Terra Vista

  • Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 14h23
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 15h05
  • Acessos: 1837

capa livroO e-book “A Economia numa Perspectiva Interdisciplinar”, da editora Atena, foi lançado nesse mês de agosto. O seu capítulo 9 “Consumo, beneficiamento e comercialização de frutas no Assentamento Terra Vista – Arataca” tem como dois de seus autores os professores Ricardo Kalid e Milton Ferreira, ambos da UFSB, além das autoras Maria Olímpia de Moraes e Telmara Campos.

O capítulo aborda sobre a produção de frutas do Assentamento Terra Vista, investigando o seu consumo, processos de beneficiamento e comercialização. Ao final, foram concluídos pontos essenciais para o entendimento do processo, como o agregamento de valor ao material, ao transformar, por exemplo, a fruta in natura em subprodutos, como polpas e geleias; e a necessidade uma organização financeira para o aprimoramento do negócio.

A pesquisa se iniciou em 2017 e será finalizada em 2020 pela parceria UFBA - PEI (Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Industrial)/UFSB. Após sua finalização, pretende-se desenvolver outros estudos voltados à Soberania / Segurança Alimentar e Vulnerabilidade Social, Econômica e Ambiental em Assentamentos no Território Litoral Sul Baiano.

Ricardo Kalid explica que o Assentamento Terra Vista foi escolhido para a pesquisa porque ele é considerado “referência em termos de infraestrutura produtiva e educacional implantada, práticas agroecológicas experimentadas e articulações voltadas a pesquisas e eventos políticos e científicos em rede (Teia dos Povos) de repercussão nacional e internacional”

O livro pode ser adquirido gratuitamente e digitalmente na página da Editora.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página