Página inicial > Últimas Notícias > UFPB e UFSB assumem presidência da Rede Nordeste da Andifes para o período 2018-2019

• Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 15h23
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 15h05

rede nordeste da andifesA reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Margareth Diniz foi eleita, por unanimidade, presidente da Rede Nordeste da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para o mandato 2018-2019. A eleição ocorreu nesta sexta-feira (26), durante reunião ordinária do conselho pleno da associação, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. A vice-presidente do grupo, constituído de 20 universidades, será a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Joana Angélica Guimarães da Luz. A professora Joana também desempenha a função de presidente da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico, EaD e Avaliação da Andifes.

Na ocasião, também foi eleita a nova diretoria executiva da Andifes para o mesmo período, composta pelos reitores João Carlos Salles Pires da Silva (UFBA), presidente; Edward Madureira Brasil (UFG), 1º Vice-presidente; Guida Aquino (UFAC), suplente; Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), 2º Vice-presidente; e Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega (UFF), suplente.

A primeira missão da reitora Margareth Diniz, enquanto presidente da Rede Nordeste da Andifes, será a organização da Conferência Internacional das Universidades Federais do Nordeste e Universidade Soka – o Ensino Superior em prol do Bem-estar da humanidade, em 23 e 24 de agosto, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife. O evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento da ciência, das tecnologias sociais, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e internacionalização.

A conferência também é mais uma iniciativa que tem o intuito de consolidar parcerias com instituições japonesas, sobretudo a Universidade Soka, em Tóquio, e a organização não-governamental Soka Gakkai Internacional (SGI), fundada e presidida pelo humanista Daisaku Ikeda. No final de junho, por exemplo, a UFPB conheceu o trabalho socioambiental do Instituto Soka na Amazônia. Em outubro do ano passado, recebeu a exposição Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz – transformando o espírito humano no campus I, em João Pessoa.

Com informações e imagem da Ascom/UFPB