Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Future-se é tema de reunião na UFSB
Início do conteúdo da página

Future-se é tema de reunião na UFSB

  • Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 15h57
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 15h05
  • Acessos: 2697
20190722 094018Nesta segunda-feira, dia 22 de julho, a Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães, compartilhou com a comunidade acadêmica informações sobre o Future-se, programa do Ministério da Educação (MEC) apresentado na última quarta-feira (17), em Brasília.
 
Segundo a Reitora, o programa foi apresentado aos Reitores(as) das Instituições Federais de Ensino Superior de modo bem abrangente, anunciando transformações em três eixos (gestão, governança e empreendedorismo; pesquisa e inovação e internacionalização), mas sem detalhar o modo como a mesmas serão realizadas. "É uma situação preocupante porque não temos nenhuma informação como serão resolvidos os problemas atuais das universidades, e o Future-se mostra-se como uma intervenção bem mais profunda, que exige tempo para ser discutido adequadamente", comentou.
 
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) está organizando grupos de trabalho com a participação de especialistas de diferentes áreas para avaliar detalhadamente a proposta do MEC. Para a Andifes, a intenção é ampliar o debate sobre o tema, que não aconteceu durante a elaboração do programa. "Já que os(as) Reitores(as) nem a sociedade foram consultados a respeito, devemos nos mobilizar para analisar o Future-se de forma aprofundada e com cautela", afirmou a Reitora.
 
Após a exposição, a Reitora respondeu aos questionamentos da comunidade acadêmica dos três campi. As manifestações dos presentes serão levadas para reunião da Andifes, que acontecerá na próxima quinta-feira (25), em Vitória (ES).
 
O programa Future-se estará disponível para consulta pública online até o dia 15 de agosto. Quem quiser opinar deve cadastrar-se para poder ter acesso ao formulário. Encerrado o período de consulta, o Future-se será encaminhado ao Congresso Nacional como Projeto de Lei.
registrado em:
Fim do conteúdo da página