Página inicial > Últimas Notícias > Progeac responde a dúvidas sobre edital de progressão ao 2º Ciclo (edital 10/2019)

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 15h33
  • Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 11h40

Em virtude do número de consultas individuais acerca de questões referentes a colação de grau, permanência no curso e participação no edital 10/2019 (2º ciclo), a Diretoria de Percursos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (DPA/Progeac) esclarece o que segue:

Devo solicitar colação de grau para poder participar do edital de 2º ciclo (Edital 10/2019)?

Não. Para ter garantida sua participação no edital a/o estudante deve ter integralizado todas as exigências estabelecidas no PPC de seu curso para que ela/e seja considerado formada/o, além das exigências estabelecidas no próprio edital, específicas a cada curso de 2º ciclo (Anexo II). Estudantes que façam opção por permanecer no curso podem participar do edital desde que tais exigências estejam cumpridas até o momento da homologação das inscrições.

Posso pedir permanência no curso mesmo participando do edital para cursos de 2º ciclo?

Sim. Para participação no edital a/o estudante deve ter integralizado as exigências estabelecidas no Projeto Político (PPC) de seu curso. Não é necessário solicitar colação de grau. A/o estudante que está participando do edital 10/2019 e que escolhe permanecer no curso não sofrerá nenhum prejuízo. Caso seja classificada/o para a ocupação de uma vaga em curso de 2º ciclo, a condição de permanência no curso não impedirá a/o estudante de realizar sua matrícula no novo curso.

Posso solicitar colação de grau e, se reprovada/o no edital, solicitar permanência no curso de primeiro ciclo?

Não. Uma vez tendo solicitado colação de grau, e considerando que as condições legais para isso estejam satisfeitas, a/o estudante encerra seu vínculo com a UFSB. Portanto, não é mais possível solicitar permanência no curso ou qualquer outra solicitação própria a um/a estudante vinculada/o.

Diretoria de Percursos Acadêmicos

Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica