Página inicial > Últimas Notícias > UFSB representada no Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior

• Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 14h56
  • Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 14h57

A Coordenadora de Extensão, professora Rosane Rodrigues Pereira, e a Diretora de Sustentabilidade e Integração Social, professora Lilian Reichert Coelho, participaram do 45° Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (ForProex), realizado entre os dias 27 e 29 de maio, em Brasília. O encontro teve como tema “Os 50 anos da publicação de Paulo Freire “Extensão ou Comunicação”.

O professor Oscar Jara (presidente do CEAAL - Conselho de Educação Popular na América Latina e no Caribe) ofereceu o minicurso “Sistematização de experiências de extensão universitária: práticas e desafios” na manhã do dia 27. À noite, após a cerimônia de abertura, aconteceu a mesa “A Educação Popular e os movimentos sociais: diálogos freireanos com a Universidade”, da qual participaram Oscar Jara e Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP).

FORUM NACIONAL

Na manhã da terça, 28, após a abertura do processo eleitoral para a gestão 2019-2020 do Fórum e apresentação do Relatório da Gestão 2018-2019, houve a roda de conversa “Extensão Universitária e Movimentos Sociais”, centrada nas temáticas da mineração e da educação do campo. Do debate, participaram a professora Eliene Vaz, docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Faculdade UnB Planaltina (FUP), que desenvolve trabalho relevante na comunidade quilombola Kalunga; Jarbas Vieira, que milita no Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) desde 2012; e Bruno Milanez, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), membro do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração e um dos fundadores do Grupo Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS). À tarde, foi realizado debate aberto sobre a conjuntura política atual.

No terceiro dia, 29, ocorreram as eleições para a coordenação nacional e para as coordenações regionais. A chapa única, eleita por unanimidade para representar todo o coletivo, tem como titular a professora Adriana Marmori, Pró-Reitora de Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, como vice, a professora Olgamir Amância Ferreira, Decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB).

A Regional Nordeste tem como representantes eleitos José Pereira da Silva, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Cleideneia Oliveira, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Durante a manhã, foi realizada a Roda de Conversa “Implementação das Diretrizes Nacionais de Extensão Universitária: da aprovação à prática nas IES públicas”, com mediação da professora Ana Lívia Coimbra, Pró-Reitora de Extensão da UFJF. O presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad), Alexandre Marino Costa, foi o convidado especial da mesa.

No turno vespertino, ocorreu a Plenária final, com a elaboração da Carta de Brasília. Também foram produzidas a Moção de Apoio às Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro e a Moção de Repúdio à retirada da faixa do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

Creditação da Extensão

A Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social, por meio da Coordenação de Extensão, anuncia que, em breve, será aberto o processo de discussão sobre a inserção curricular da extensão com toda a comunidade da UFSB.

As Diretrizes Nacionais de Extensão Universitária, estabelecidas na Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação, preveem a inclusão de 10% dos créditos curriculares para extensão em todos os cursos de graduação das Universidades Públicas. Na pós-graduação, a inserção é opcional.

O documento segue a meta 12.7 da Lei n° 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, e apresenta definições para as Políticas de Extensão da Educação Superior Pública Brasileira.

As instituições de educação superior têm prazo até 14 de dezembro de 2021 para implantar as diretrizes.

Link das Diretrizes Nacionais de Extensão Universitária

Texto: Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social/PROSIS.

Foto: Rosane Pereira (Coordenação de Extensão)