Página inicial > Últimas Notícias > Seminário debate Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Seminário debate Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

• Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 11h44
  • Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2019, 09h33
  • Acessos: 1962

PHOTO 2019 05 29 16 26 38No dia 28 de maio, aconteceu a cerimônia de abertura e conferência inaugural do I Seminário Regional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da UFSB. O evento marca o aniversário de um ano do Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade, criado no âmbito do Instituto de Humanidades Artes e Ciências do campus Sosígenes Costa (IHAC/CSC), contando com membros da comunidade acadêmica e das instituições parceiras.

Mais de 450 pessoas compareceram para a Mesa de Abertura que aconteceu sob a coordenação da servidora Maria Inês Sperandio.  Participaram: Sandro Ferreira (Pró-Reitor/PROSIS), Marcos Bernardes (Decano IHAC/CSC), Pedro Leal (Representante docente UFSB/CSC), Luzinete Jesus (Representante discente UFSB/CSC), Dilza Said (Secretária de Educação de Sta. Cruz Cabrália), Janis Souza (Secretária de Educação de Porto Seguro), Cristina Rodrigues (Coordenadora e Assistente Pedagógica do Centro de Atendimento Educacional e Especializado de Eunápolis (CAEEDE), Vera Liu (Coordenadora CEAME) e Ozanir Libera (Núcleo Territorial de Educação - 27).

Em seguida, ocorreu a Conferência de Abertura, com o tema “Direitos Humanos e a Pessoa com Deficiência”, com os Palestrantes Cristina Pazó (UFSB) e Joyce Santos – Estudante de Pedagogia (FNSL).

O seminário tem como objetivo promover a discussão e reflexão sobre o ingresso e permanência, com dignidade e qualidade, das Pessoas com Deficiência (PCD’s) na UFSB, a partir das experiências compartilhadas pelas instituições parceiras.

Marcos Bernardes afirma que o evento foi extremamente importante para a região e afirma: “Foram identificadas e discutidas as dificuldades e deficiências das instituições educacionais - e suas estruturas de suporte, como limitação nas condições dos veículos que transportam essas pessoas, para acesso, permanência, acolhimento e integração das pessoas com deficiência”.

Para hoje (30), a programação ainda conta com Mesa Redonda, Palestras, Salas Temáticas e Conferência de Encerramento.

PHOTO 2019 05 29 16 26 53

Fotos: