Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PROCAPI define reserva de vagas para servidores nos programas de pós-graduação
Início do conteúdo da página

PROCAPI define reserva de vagas para servidores nos programas de pós-graduação

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 15h26
  • Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2019, 11h18
  • Acessos: 3563

Com o estabelecimento do Programa de Capacitação Interna (PROCAPI), fica autorizada a abertura de vagas reservadas para os servidores da UFSB nos editais de seleção discente para os cursos de pós-graduação. O texto da Resolução Consuni nº 13/2019 define ainda que o processo seletivo para atendimento ao programa deve ocorrer de forma concomitante ao processo aberto para a comunidade externa em cada edital.

O percentual de vagas destinadas a servidores deve ser entre 10% e 20% do total ofertado em cada processo seletivo, ficando a critério das coordenações de cada PPG a organização dessa modalidade de reserva. Quando as vagas reservadas aos servidores não forem preenchidas, a coordenação do curso poderá remanejá-las para atender a demanda externa. No caso em que o PPG não possa destinar vagas ao PROCAPI, a justificativa deve constar da documentação enviada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para submeter proposta de edital de seleção.

A medida atende a uma demanda por qualificação dos quadros efetivos da instituição e foi aprovada ad referendum pela reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz. Por isso, o PROCAPI deve ser apreciado pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) em uma próxima reunião. Com o acesso aos programas de especialização, mestrado e de doutorado via PROCAPI, servidores docentes e técnicos-administrativos podem progredir academicamente e avançar conforme o plano de carreira de sua categoria, como ocorre em outras instituições federais de ensino. 

O servidor Edinelvan Batista Lima, atuante na Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac), avalia positivamente a iniciativa: "A aprovação do PROCAPI, com a destinação de vagas nos cursos de Pós-Graduação da  UFSBparaa qualificação de servidores docentes e técnico-administrativos efetivos da Instituição, vem no sentido de atender uma demanda interna dos colaboradores da UFSB, em especial dos TAEs, uma vez que a maior parte destes já possuem graduação. Ademais, tal iniciativa, além de possibilitar maior qualificação do corpo técnico, converge com a missão, objetivos e princípios institucionais, no sentido de buscar ofertar um serviço de qualidade, desde as atividades-meio às atividades-fim, com a produção e disseminação do conhecimento, a partir do ensino, pesquisa e extensão. Nesta vertente, toda comunidade acadêmica só tem a ganhar."

registrado em:
Fim do conteúdo da página