Página inicial > Últimas Notícias > Termo aditivo de cooperação é assinado com a UFABC possibilitando mobilidade acadêmica entre estudantes

• Escrito por Malu Carvalho
  • Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 14h54
  • Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 14h56

termo aditivo UFABC

A reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, o pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Fabrício Forgerini, a pró-reitora de Gestão Acadêmica, Janaina Losada, e o diretor de Percursos Acadêmicos, Francesco Lanciotti, reuniram-se com o reitor da UFABC, Dacio Roberto Matheus, e demais membros da gestão para assinatura do termo aditivo de protocolo de intenções à ampla cooperação em áreas de mútuo interesse, assinado em 04 de julho de 2016, e renovado no último dia 10 de maio de 2019.

O objetivo do protocolo é implementar projetos de pesquisa em conjunto, promover eventos científicos e intercâmbio de informações entre as universidades. De forma mais específica, na última reunião, foram discutidos meios para fortalecer o desenho dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares e ampliar as possibilidades formativas ofertadas à população.

Sendo a mobilidade acadêmica um dos pontos centrais da reunião, Fabrício Forgerini explica que foram apontados três formatos possíveis mobilidades. O primeiro seria através de ingresso dos formados do 1º ciclo, nos cursos de 2º ciclo da outra instituição. “Ficamos de estudar os currículos dos nossos cursos para que possamos propiciar aos estudantes das duas instituições uma maior possibilidade de oferta de cursos. Desta forma, nossos estudantes poderiam realizar seus cursos de 2º ciclo na UFABC e os estudantes da UFABC poderiam vir para nossos campi realizar seus cursos de pós BI, quer de forma integral, quer por períodos“, explicou Janaína Losada.

O segundo formato seria uma mobilidade temporária, em que o próprio pró-reitor exemplifica: o estudante poderia cursar apenas um componente curricular e não todo o curso. O terceiro seria de forma metapresencial ou à distância, em que os componentes curriculares poderiam ser ofertados de forma conjunta entre a UFABC e a UFSB e os estudantes poderiam assistir às aulas em seu campus, sem a necessidade de locomoção.

O protocolo de intenções tem validade de dois anos. É importante lembrar que a UFABC possui um modelo similar ao da UFSB, com regime quadrimestral e em formato de ciclos.

Fotos: Assessoria de Relações Públicas da UFABC