Página inicial > Últimas Notícias > Prosis lançou edital de seleção para Monitoria em Linguagens - Indígenas

Prosis lançou edital de seleção para Monitoria em Linguagens - Indígenas

• Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 16h45
  • Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 11h37

A Universidade Federal do Sul da Bahia é marcada pela presença política, epistêmica e cultural de diversos povos indígenas do sul da Bahia, sobretudo, os povos Tupinambás, Pataxós e Pataxós Hã-Hã-Hãe. A Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis) desenvolve diversas atividades que visem o fortalecimento do ingresso de estudantes indígenas, assim como as melhores políticas de permanência adequadas a estes grupos. Marcando institucionalmente o vínculo da UFSB com o Ano Internacional das Línguas Indígenas (IYIL), destacado pela UNESCO, a Prosis lança o edital Monitoria em Linguagens – Indígenas 10/2019.

IYIL

Além da publicação do Edital 10/2019, a UFSB tem investido também no diálogo epistêmico com as comunidades através de programas de valorização dos Mestres de Saberes e Ofícios, e por meio do apoio à realização de eventos anuais como o Diálogos Indígenas, organizado pelos próprios estudantes. A adesão ao IYIL é também fruto das novas orientações da política de integração internacional mobilizada pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI). Segundo o pró-reitor da Prosis, professor Sandro Augusto Ferreira, a vinculação ao IYIL “é para nós uma oportunidade de fortalecer as políticas desenvolvidas pela UFSB, através da nossa Diretoria de Políticas de Promoção da Diversidade, assim como uma oportunidade de fortalecer as lutas identitárias e políticas dos povos originários do Sul da Bahia, que seguem em constante mobilização e luta pelos seus direitos e contra o genocídio que ainda se impõe em nosso país e na nossa região”.

O edital Monitoria em Linguagens - Indígenas vai selecionar 12 estudantes, quatro em cada campus, para a prestação de atendimentos de monitoria em Língua Portuguesa, Redação, Língua Inglesa para estudantes indígenas da UFSB. Além disso, uma das vagas de cada sede é destinada a um estudante indígena que terá como atribuição mobilizar ações de promoção das Línguas Indígenas. As inscrições começam no dia 06 de maio e vão até o dia 19. Os estudantes serão selecionados com base em uma proposta de trabalho, uma carta de motivação e histórico escolar.

Para se inscrever,  as pessoas interessadas devem encaminhar a documentação digitalizada no formato PDF (Portable Document Format) para o endereço eletrônico dppd.prosis@ufsb.edu.br no período entre o dia 27 de maio de 2019 até às 23 horas e 59 minutos do dia 07 de junho de 2019, observado o horário oficial de Brasília (DF) :
  • Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e digitalizado (Anexo A);
  • Cópia de Documento de Identificação com foto;
  • Comprovante de matrícula atualizado;
  • Histórico escolar atualizado;
  • Carta de motivação assinada;
  • Proposta de Plano de Trabalho na monitoria (incluindo temas, conteúdos e metodologias da área específica
    a serem trabalhados nos atendimentos)

Com informações por Felipe de Paula (Prosis)