Página inicial > Últimas Notícias > Visita da FAPEX fortaleceu parceria interinstitucional e esclareceu dúvidas de servidores(as) sobre projetos

• Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 15h23
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 15h23

fapex 195A1480 CópiaNa última terça-feira, 22, o diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), Antônio Fernando de Sousa Queiroz, e a gerente de projetos, Rita de Cássia Amaral Pinho, visitaram a UFSB com o objetivo de explicar aos(às) servidores(as) como funciona a FAPEX e estreitar os laços entre as duas instituições.

A abertura do encontro foi conduzida pelo vice-reitor da UFSB, professor Francisco Mesquita, que ressaltou a importância da parceria. Durante a manhã, foi apresentada a palestra O papel da FAPEX como facilitadora de projetos. Antônio Queiroz e Rita Pinho apresentaram as leis que regulamentam o tipo de atuação da fundação, seu funcionamento e organograma, o fluxo de desenvolvimento de projetos, os tipos de iniciativas que a entidade administra e as modalidades de bolsas e demais formas de prestação e contratação de serviços para os projetos de pesquisa e extensão.

À tarde, a programação seguiu com o tema Abordagens sobre elaboração de projetos. A apresentação foi didática, tendo contemplado itens fundamentais na construção de propostas como âmbito, natureza, justificativa, objetivos, metodologia, materiais e métodos, resultados, cronograma físico e de execução, cronograma de desembolso, plano de aplicação dos recursos e orçamento.

A partir de perguntas feitas pelos(as) presentes, o diretor executivo da FAPEX destacou que a fundação não capta recursos nem financia diretamente os projetos, atuando como facilitadora e administradora de recursos, de contratos e assessora na prestação de contas. A busca por parcerias e órgãos financiadores é de responsabilidade do(a) pesquisador(a), que pode solicitar a colaboração da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). “Os projetos e processos devem tramitar internamente na universidade e com eventuais parceiros externos para depois serem encaminhados à FAPEX, que irá gerenciá-los”, ressaltou Queiroz.

Recomendações à comunidade acadêmica

Ricardo Nascimento, coordenador de Convênios e Parcerias Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, disse que “o setor está sempre ao lado dos(as) pesquisadores(as) da UFSB na instrução dos projetos e recomendou que seja a “porta de entrada”. “Até porque algumas questões não são de livre escolha como, por exemplo, qual das Fundações Credenciadas pela Universidade Junto ao MEC/MCTI deverá ser a contratada para o gerenciamento dos projetos. Por isso, é importante que as propostas partam do Setor de Convênios, depois do projeto pronto, para que seja encaminhado institucionalmente para a fundação de apoio”, explicou. Essa informação foi reiterada pelo vice-reitor e pró-reitor de Planejamento e Administração, Francisco Mesquita.

Opinião do público

Para o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSB, professor Matheus Ramalho, “foi um momento muito importante. A FAPEX mostrou ser uma parceira fundamental na garantia de obtenção de recursos externos à UFSB para atividades de pesquisa e de extensão. O suporte em prospectar editais, avaliar e adequar planos de trabalho aos editais abertos, a gestão dos projetos e execução dos recursos financeiros, entre outras ações importantes, são fundamentais para ampliar as formas de geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico."

A professora Alessandra Mello Simões Paiva, de Artes (CJA), disse que “o evento foi interessante por ter apresentado a Fapex, para entendermos o que é, como funciona, os detalhes, o funcionamento burocrático, os meandros de apoio de uma fundação junto a uma universidade. Imagino que um projeto que tenha essa mediação, pelo fato da fundação ser uma facilitadora, permite à gente se sentir mais seguro na gestão e na administração de futuros projetos. Como pesquisadores, temos que focar na pesquisa e acabamos não dominando muito esses conhecimentos mais técnicos, jurídicos.” Além disso, a professora Alessandra destacou que o apoio é não apenas técnico, mas o vínculo com uma fundação “chancela, dá mais peso a qualquer tipo de projeto.”

Reconhecimento

O diretor executivo da FAPEX, Antônio Queiroz, agradeceu a UFSB pela parceria e a participação de servidores(as) de todos os campi, manifestando sua satisfação com a visita. “O ambiente acolhedor e o carinho recebido de todos foram fatores que marcaram muito o bom entrosamento durante nossa estada nessa Universidade. Temos certeza que esse momento se traduzirá no início de uma sólida parceria”, concluiu.

Fotos: Malu Carvalho (ACS/UFSB)