Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento da Frente Parlamentar reacende debate sobre papel estratégico das universidades

• Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 16h52
  • Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 09h22

Frente parlamentar

Interlocução permanente entre as universidades e o Congresso Nacional é o que pretende a Andifes ao participar do lançamento da Frente Parlamentar mista pela valorização das universidades federais, na Câmara dos Deputados, em Brasília, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 24 de abril.

Presidida pela deputada Margarida Salomão, o lançamento reforçou os objetivos da Frente Parlamentar que se propõe a acompanhar as ações governamentais e institucionais voltadas para as universidades, conhecendo, debatendo, propondo e avaliando projetos de interesse das universidades e do país.

Ao iniciar a sessão, foi apresentado o vídeo produzido pela Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais - Cogecom, com um levantamento de dados sobre o papel estratégico das universidades federais no desenvolvimento do Brasil.

Diante dos crescentes cortes e críticas sofridos pelas universidades, a reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, comemora o lançamento da Frente “É no Parlamento onde a Lei Orçamentária e os Projetos de Lei são discutidos e votados, o apoio de parlamentares através dessa frente multipartidária vem se somar aos vários setores da sociedade na defesa e fortalecimento das nossas Universidades Federais”. Ela ainda relembra que, juntamente com as demais instituições públicas de ensino superior, as universidades federais brasileiras são responsáveis por mais de 95% da produção científica e tecnológica do país, o que torna a Frente de fundamental importância para a continuidade dos trabalhos das IFEs.

Participaram como coordenadores a deputada Alice Portugal; os deputados Danilo Cabral, Edmilson Rodrigues e Túlio Gadelha; Também fizeram parte da mesa, o presidente da Andifes, reitor Reinaldo Centoducatte; Flávio Franco, da associação nacional dos alunos de pós-graduação; Edeson Siqueira, do Observatório do Conhecimento; Osvaldo Negrão, do Proifes; Bruna Brelaz, coordenadora da UNE; e o Deputado Vitor Lippi.

Ao todo, participaram 77 deputados e 5 senadores, além de várias representações de entidades, como FASUFRA e ANDES.

A reitora Joana Guimarães ainda esteve presente no encontro da bancada feminina da Câmara Federal com as reitoras das Universidades Federais, na tarde da última terça-feira (23).

Frente feminina