Página inicial > Últimas Notícias > Primeira dissertação aprovada no PPGCTA apresentou tecnologia de baixo custo para análise de águas superficiais

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 17h07
  • Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2019, 16h39

A primeira dissertação a ser aprovada e defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) tratou de um protótipo de baixo custo para a realização de análises de água. O agora mestre Ricardo Almeida Cunha apresentou os resultados do estudo na dissertação Polypus: sonda de baixo custo para análise de parâmetros físico-químicos em águas superficiais nesta quarta-feira (17), em sessão iniciada às 8h30 na Sala Taperapuã do Campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É um marco histórico do programa de pós-graduação oferecido conjuntamente pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Porto Seguro. O orientador, professor Marcus Luciano Souza de Ferreira Bandeira, e os professores e examinadores Allison Gonçalves Silva e Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto (IFBA Porto Seguro) e Luiz Cláudio Machado dos Santos (IFBA Salvador via webconf) avaliaram o trabalho.

1a defesa ppgcta csc

A pesquisa teve como motivação a escassez de sondas de baixo custo que sejam capazes de realizar análises multiparâmetros da água (temperatura, pH, salinidade, eletro condutividade, oxigênio dissolvido e sólidos totais), um fator importante para os estudos em Oceanologia e em outras áreas e projetos nas quais esses dados sejam importantes. Ricardo contribuiu para uma solução ao criar e implementar um protótipo, batizado de "Polypus", a partir de sensores e usando a plataforma Arduino Mega, e ao desenvolver um programa para controlar o protótipo e armazenar e transmitir os dados coletados. Os testes foram feitos em laboratório, usando uma sonda disponível no mercado e o Polypus, que foram usados para avaliar amostras de água colhidas junto à foz do rio Buranhém, do rio Mundaí e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Os resultados são promissores quanto à confiabilidade dos dados coletados para projetos de análise ambiental e a diferença de preço é significativa: o Polypus custou cerca de R$ 1.500,00, valor sete vezes menor que o de uma sonda multiparâmetros disponível no mercado, aproximadamente R$ 10.500,00 (veja mais neste link).

A coordenadora do PPGCTA, professora Catarina Marcolin, afirmou que a primeira banca e as defesas da primeira turma de mestres marcam "nossa consolidação enquanto programa" e a vida das pessoas que passaram pelo curso: "Neste mês de abril teremos cinco defesas, até outubro a primeira turma deverá ter formado 16 mestres". A coordenadora afirma que as mais diversas áreas podem pleitear uma vaga no PPGCTA, tendo em vista que as ciências ambientais formam um campo interdisciplinar. "Nós já temos entre nossos alunos enfermeiros, advogados, biólogos, cientistas da computação, educadores, bacharéis interdisciplinares", detalha.

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais podem ser consultadas na página do programa, pelo e-mail ppgcta@ufsb.edu.br, pelos fones 55 73 3288-8400 (Campus Sosígenes Costa da UFSB) e 55 (73) 3288-6686 (Campus Porto Seguro do IFBA) e pessoalmente no Campus Porto Seguro.

Foto: Catarina Marcolin