Página inicial > Últimas Notícias > Evento vai apresentar a FAPEX como fundação de apoio e capacitar docentes

Evento vai apresentar a FAPEX como fundação de apoio e capacitar docentes

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 17h55
  • Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 18h28

Quem trabalha com pesquisa e extensão sabe como é vital obter recursos para realizar os projetos. Pesquisadores e gestores da UFSB terão a oportunidade de se capacitar sobre como elaborar propostas para fomento junto à Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex), que atua como fundação de apoio para a universidade. Duas palestras serão apresentadas ao longo do dia 23, terça-feira, no Auditório da Reitoria em Itabuna, com transmissão por webconferência para salas nos campi Sosígenes Costa, em Porto Seguro, e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas.

A Fapex e a UFSB têm as diretrizes de sua relação descritas na Resolução nº 02/2018, e a Portaria Conjunta nº 70/2018 credencia a Fapex como fundação de apoio junto à universidade (veja mais sobre UFSB e fundações de apoio aqui).  A Fapex é gestora de projetos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

fapex

O papel de uma fundação de apoio, nesse contexto, é facilitar e agilizar a realização de projetos de pesquisa e extensão. Isso acontece por conta da personalidade jurídica de uma fundação, que permite a gestão financeira de projetos e, por consequência, a contratação de serviços e a aquisição de bens de forma mais ágil que a feita diretamente pela universidade. O apoio pode consistir em bolsas de ensino, pesquisa e extensão e compra de equipamentos, além de oportunidades de estágios para os discentes.

Por isso, a palestra a ser proferida pela manhã vai explicar o funcionamento da Fapex como facilitadora de projetos. A palestra da tarde vai abordar diretamente a elaboração de projetos para apoio pela fundação, com foco em capacitar servidores e servidoras da UFSB para a construção de projetos com efetividade técnica e administrativa e mérito científico. As duas palestras (manhã e tarde) do dia 23 de abril de 2019 serão abertas a todos(as) docentes da UFSB, bem como a demais membros(as) da comunidade acadêmica interessada no tema. No dia seguinte, a representação da Fapex estará em reunião técnica com a equipe da Coordenação de Convênios e Parcerias Institucionais e da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Propa).

MANHÃ

09h às 12h: Abertura com o vice-reitor da UFSB, professor Francisco Mesquita, e apresentação da palestra “O Papel da FAPEX como Facilitadora de Projetos”, com Antônio Fernando Souza Queiroz (FAPEX) e Rita Pinho (FAPEX)

Público sugerido pela FAPEX: líderes de grupos de pesquisa, membros da comissão própria de avaliação, pró-reitores, Coordenadores de Programas de Pós-Graduação, Decanos, coordenadores de curso (1º e 2º ciclo) e docentes em geral.

Sala no CSC: Sala Caraíva 01

Sala no CPF: Sala 09 - CPF

Sala no CJA: Auditório da Reitoria

TARDE

14h às 16h30: Apresentação da palestra “Abordagens sobre Elaboração de Projetos” com Antônio Fernando Souza Queiroz (FAPEX) e Rita Pinho (FAPEX)

Público sugerido pela FAPEX: líderes de grupos de pesquisa, membros da comissão própria de avaliação, pró-reitores, coordenadores de programas de Pós-Graduação, decanos, docentes em geral, equipe da Diretoria de Planejamento (DIRPLAN/PROPA).

Sala no CSC: Sala Caraíva 01

Sala no CPF: Sala 09 - CPF