Página inicial > Últimas Notícias > Reitora da UFSB profere palestra em evento de lideranças femininas

Reitora da UFSB profere palestra em evento de lideranças femininas

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 11h52
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 11h52

joana marie claireA professora Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da UFSB, foi a palestrante da abertura do evento Power Trip Summit 2019, promovido pela revista Marie Claire. O evento ocorreu entre os dias 7 e 9 de abril, no Hotel Fasano, em Salvador. Os temas prioritários foram feminismo e diversidade na sociedade atual.

A reitora da UFSB foi convidada pela organização do evento por ser a primeira mulher negra eleita reitora pela comunidade acadêmica de uma universidade federal. Na fala de abertura do encontro, Joana Guimarães abordou sua trajetória pessoal e acadêmica. A partir da própria história, a reitora ressaltou a falta de representatividade feminina e negra no meio acadêmico, destacando que, dentre as 63 universidades federais, hoje, apenas 19 mulheres são reitoras, poucas negras.

Sobre o mundo empresarial, a reitora destacou que a presença de mulheres, pessoas negras, LGBT+, pessoas com deficiência em lugares de destaque abre as empresas para outros modos de viver, de ver o mundo, permitindo também mais possibilidade de inovação.

O encontro reuniu mulheres que são lideranças em seus segmentos de atuação, principalmente, empresárias. Com cerca de 40 convidadas, o evento teve a presença da pesquisadora e mestra em filosofia Djamila Ribeiro, que é colunista da Revista Marie Claire. Entre as executivas de empresas, participaram Márcia Rocha, idealizadora e coordenadora do projeto TransEmpregos, com inserção do gênero no mercado de trabalho; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento da cultura negra da América Latina; Eliane Dias, fundadora da Boogie Naipe e uma das principais vozes das causas negras no país.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Revista Marie Claire.