Página inicial > Últimas Notícias > UFSB concede menção honrosa a Paulo Freire

UFSB concede menção honrosa a Paulo Freire

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 14h00
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 16h19

Na noite da última terça-feira, 12, a Universidade Federal do Sul da Bahia concedeu menção honrosa ao educador e ativista Paulo Freire, que também é o Patrono da Educação Brasileira, título atribuído pela presidenta Dilma Rousseff em 2012. Fátima Freire Dowbor, professora e filha de Paulo Freire, recebeu a distinção em memória do pai, falecido em 1997.

A homenagem aconteceu no auditório Monte Pascoal, no Campus Sosígenes Costa, durante a mesa-redonda Corpo e Educação, parte da programação do Seminário Corpo, Poética e Ancestralidade, promovido pelo Centro de Formação em Artes da UFSB e parceiros.

Participaram da mesa Fátima Freire (Instituto Paulo Freire), Joana Angélica Guimarães da Luz (Reitora da UFSB), Inaicyra Falcão (UNICAMP), Alemar Rena (Decano do CF Artes/UFSB), Eduardo Oliveira (UFBA) e Álamo Pimentel (docente do CSC/UFSB).

A professora Joana Guimarães, reitora da UFSB, ressaltou a alegria, para a universidade, de ter um campus com o nome de Paulo Freire, no município de Teixeira de Freitas. Ela explicou também que “há um esforço permanente para que estudantes e docentes conheçam profundamente sua obra, leiam seus livros, os compreendam e coloquem suas ideias em prática”. A reitora destacou ainda que, na UFSB, “falamos muito em educação popular e queremos que ela seja cada vez mais nossa realidade na relação com a educação básica e com os movimentos sociais com os quais dialogamos aqui nos territórios Sul e Extremo Sul da Bahia.”

mesa menção honrosa Paulo Freire

A programa do Seminário Corpo, Poética e Ancestralidade segue até o dia 16 de março e pode ser conferida no link: http://corpoeticancestral.org/

Fotos: Daniel Durans (CSC/UFSB).