Página inicial > Últimas Notícias > Livro abre série dedicada a estudos sobre Direito, Estado e Sociedade

Livro abre série dedicada a estudos sobre Direito, Estado e Sociedade

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 16h01
  • Última atualização em Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 17h19

Fruto de uma parceria entre docentes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), o volume I do livro Estudos Contemporâneos sobre Direito, Estado e Sociedade está disponível gratuitamente para consulta. Editado e publicado pela editora da FURG em janeiro deste ano, a obra aborda alguns dos temas relacionados ao ambiente e à legislação brasileira. Os capítulos expõem resultados de estudos sobre tributação ambiental, os esforços para expandir e regular a geração de energia eólica e a conservação de recursos naturais frente aos planos de desenvolvimento econômico.

Organizada pelos professores Daniel Lena Marchiori (FURG), Orione Dantas de Medeiros (URFN) e Roberto Rabbani (UFSB), a obra pode ser acessada sem custos no site do curso de Relações Internacionais (RI) da FURG, no Archive.org (https://archive.org/details/DESVolumeI) e no endereço http://anyflip.com/nvqn/nxan.

O professor Rabbani falou com a ACS a respeito do teor do primeiro livro e dos próximos volumes, que devem ser publicados em breve.

ACS: O livro reúne textos sobre pesquisas que transitam entre temas como a geração de energia, a economia, a gestão pública e o uso e conservação do ambiente no Brasil pelas lentes do Direito. Como o senhor avalia o panorama da legislação acerca dessas relações em nosso país?

Professor Roberto Rabbani: Em termos gerais, o Brasil possui uma grande produção normativa, mas isto não significa que esta produção possua qualidade ou efetividade. Em épocas de crises econômicas, a questão ambiental passa a ter o seu protagonismo deslocado, sob a falsa pretensão de que o desenvolvimento econômico não seria compatível com a proteção ambiental. Este é um grande equívoco: se não tivermos um meio ambiente rico e denso, de onde extrairíamos os recursos naturais? Assim, é inegável que a qualidade ambiental está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas. O sistema normativo-administrativo-jurídico tem o dever de realizar a proteção ambiental. Qualquer regresso legislativo neste aspecto, significa em um retrocesso social, político e, especialmente, econômico.

Como surgiu a ideia da organização do livro? O que motivou a escolha dos temas que unem os capítulos?

Professor Roberto Rabbani: O livro surgiu a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A oportunidade foi criada por ocasião da realização de concurso público para professor da UFSB, em que os professores Daniel Lena Marchiori (FURG), Luciano Vaz Ferreira (FURG) e Orione Dantas de Medeiros (URFN) colaboraram como membros externos das bancas. Na ocasião, conheceram a UFSB e os seus programas de pós-graduação em Estado e Sociedade (PPGES) e em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA), e a partir de então foi aberto prazo para que os interessados enviassem suas propostas para o livro. Esta parceria entre os pesquisadores da UFSB e os experientes professores de renomadas instituições públicas de ensino superior do Brasil teve como resultado a obra ora divulgada.

Que temas constarão dos próximos livros? Há mais detalhes sobre a série que o senhor possa informar?

Professor Roberto Rabbani: Com a grande procura de professores e pesquisadores da interessados em colaborar com capítulos do livro e pela qualidade do material submetido, os organizadores decidiram em fazer uma coletânea em três volumes, sendo que o volume I foi lançado agora, e os volumes II e III serão lançados após as modificações sugeridas pelos organizadores para os autores(as). O volume I do livro Estudos contemporâneos sobre Direito, Estado e Sociedade reuniu trabalhos que possuem temas relacionados ao meio ambiente. Os volumes II e III trarão de diversas temáticas atuais, tais como  diversos relacionados à relação entre Estado e Sociedade, tais como mediação comunitária, direito educacional, relações pela Internet, liberdade e pensamento politico, universidade, indígenas em unidades de conservação, entre outros.