Página inicial > Últimas Notícias > Programa Residência Pedagógica movimenta Licenciaturas Interdisciplinares no I Seminário de Avaliação

• Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 18h45
  • Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 18h53
imagem sem descrição.

A Coordenação Institucional do Programa Residência Pedagógica (RP) realizou, entre os dias 13 e 14, no Campus Sosígenes Costa (CSC), o primeiro Seminário de Avaliação das atividades na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). De acordo com a coordenadora institucional do programa e organizadora do evento, professora Gabriela Rodella (CSC), o objetivo geral foi socializar as experiências entre os(as) participantes e acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Docentes preceptores(as), coordenadores(as) de subprojetos e estudantes dos três campi se reuniram para debater a formação docente por mais de 15 horas, por meio de apresentações dos(as) discentes que participam do projeto e em grupos de trabalho, nos quais foram apontadas questões a ajustar e soluções para as próximas etapas do planejamento.

Para o bolsista Wellington de Jesus, da Licenciatura Interdisciplinar em Humanidades do Campus Paulo Freire (CPF), “o seminário foi de extrema importância para as licenciaturas e para mim, como docente em formação e discente, por promover a aproximação com colegas de várias áreas e também favorecer meu crescimento pessoal e profissional.” Wellington destacou o empenho e o comprometimento da coordenação institucional e também dos(as) docentes do CPF envolvidos no Programa e na realização do Seminário.

O professor Sérgio Barbosa de Cerqueda, coordenador da Licenciatura Interdisciplinar em Artes no Campus Sosígenes Costa (CSC) e orientador do RP, destacou que “ouvir os(as) residentes e os(as) preceptores(as) apresentarem os seus relatos de experiências sobre as atividades desenvolvidas até o momento aponta para um forte espírito de trabalho em equipe que se desenvolveu entre todos os participantes do Programa. É muito gratificante e emocionante também constatar a sensibilidade por parte dos(as) residentes, antes de tudo, em ouvir e dialogar com a realidade da escola, através da observação atenta e participativa de sua realidade cotidiana, para a proposição de ações que procurarão responder às necessidades identificadas. É também muito importante destacar a sua preocupação com as perspectivas de abordagem interdisciplinar em seus atuais e futuros planos de trabalho.”

A professora Milena Magalhães, coordenadora de Primeiro Ciclo da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica, avalia que o seminário “foi extremamente inspirador no sentido de averiguação do excelente andamento do Programa. Há um discurso recorrente na UFSB de que não há políticas para as Licenciaturas Interdisciplinares. De certo modo, eu sempre rechacei esse tipo de fala, pois esta geralmente é proferida no momento mesmo em que as políticas são postas em prática. Foi assim com o projeto Paulo Freire, voltado especificamente para as Licenciaturas. Tem sido assim com o Residência Pedagógica e o Pibid, programas extremamente dificultosos para serem efetivados em virtude do nosso modelo de ciclos, mas que fizemos todo o esforço para que a UFSB pudesse participar. Evidentemente, ainda há muito a ser feito, mas a organização primorosa do seminário pela professora Gabriela Rodella aponta como foram acertadas as escolhas da reitora e da pró-reitora de Gestão Acadêmica para a coordenação do Programa. Penso que é um jeito muito bonito de fazer política.”

Participam do RP como docentes orientadores(as) Rosemary Santiago, Regina Oliveira, Maristela Midlej e Fabiana Lima (Campus Jorge Amado); Leandro Gaffo, Ivana Gamerman, Rafael dos Prazeres, Sindiany Caduda dos Santos e Gessé Araújo (Campus Paulo Freire) e Sérgio de Cerqueda, Clarissa Santos Silva, Eliana Póvoas, Jaílson de Novais e Marcos Vinícius Calazans (Campus Sosígenes Costa). Os(as) docentes, bolsistas e voluntários(as), organizam os trabalhos em cada um dos três núcleos do projeto, que é intercampi e multidisciplinar, como informou a coordenadora institucional.

Implantado no segundo semestre de 2018 na UFSB, o RP é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e faz parte da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

Foto: Clarissa Santos Silva (docente/CSC)