Página inicial > Últimas Notícias > PROSIS lança editais para bolsas e auxílios

PROSIS lança editais para bolsas e auxílios

• Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 16h41
  • Última atualização em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 16h45

A Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS) publicou, em sua página, editais de apoio à permanência para os estudantes. As inscrições serão realizadas online, no Portal do Discente no SIGAA (menu Bolsa -> Solicitação Auxílio/Bolsa -> Solicitação de Auxílio/Bolsa), no período de 09 a 18 de fevereiro de 2019, com preenchimento de cadastro único.

Para acessá-los, clique nos títulos.

Edital nº 02/2019 - Auxílio Creche

Permite que estudantes com filhos na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, possam pagar cuidadores, creche ou pré-escola para seus filhos, enquanto desenvolvem suas atividades acadêmicas. Os estudantes atendidos devem ter o perfil de necessitar de apoio de instituições ou terceiros para desempenhar suas atividades acadêmicas.

O valor do Auxílio Creche é de R$ 321,00 (trezentos e vinte e um reais), pago em pecúnia à/ao estudante beneficiária/o.

Edital nº 03/2019 - Auxílios Alimentação, Moradia e Transporte

Alimentação - Auxilia os estudantes com gasto de alimentação enquanto desempenham suas atividades acadêmicas. O seu valor é variável conforme renda familiar bruta per capita do estudante. Os estudantes com as menores rendas per capitas, recebem os maiores valores por dia letivo. Alimentação O valor é variável a depender da renda familiar bruta per capita (Salários Mínimos), podendo ser de 6 a 9 reais por dia letivo

Transporte - Subsidia as despesas com transporte que os estudantes possuem para se deslocar de casa ou do trabalho para desempenhar suas atividades acadêmicas. O auxílio possui valores diferenciados conforme a distância. O Auxílio Transporte será oferecido em quatro categorias, determinadas pela distância percorrida e o tipo de transporte utilizado

Moradia - Subsidia a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social que necessitam mudar de cidade para estudar, permitindo que o estudante tenha autonomia para escolher com quem dividir as despesas de habitação. Destaca-se que este auxílio também é pago no período de férias. O auxílio Moradia é de R$ 270,00 (duzentos e setenta reais), a ser pago mensalmente.

Edital nº 04/2019 - BAP

Essa bolsa possui um duplo caráter: um caráter social, pois se utiliza de critérios socioeconômicos para selecionar os bolsistas e contribui com a permanência destes na UFSB, e o caráter acadêmico, pois possibilita aos estudantes desenvolver atividades de pesquisa, extensão, ensino, gestão, sustentabilidade, através da execução dos Planos de Atividades orientados por docentes ou técnicos administrativos da USFB. Atualmente, seu valor é de R$ 400,00

Edital nº 05/2019 - Bolsa Monitoria Inclusiva.

Seleciona monitores para dar suporte a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação na UFSB, auxiliando na permanência, participação e aprendizagem deles. Atualmente, seu valor é de R$ 400,00

Além desses auxílios, a PROSIS também oferece o Auxílio Eventos que possibilita a participação de estudantes da UFSB em eventos nacionais e internacionais de diferentes formatos e áreas. Sua inscrição pode ser realizada durante todo o ano.

Para sanar as dúvidas, a pró-reitoria também confeccionou manuais e tutoriais para os estudantes.