Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB e Veracel celebram convênio para o desenvolvimento econômico e socioambiental de agricultores(as) familiares
Início do conteúdo da página

UFSB e Veracel celebram convênio para o desenvolvimento econômico e socioambiental de agricultores(as) familiares

  • Publicado: Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 10h44
  • Última atualização em Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 10h47
  • Acessos: 2851

A Universidade Federal do Sul da Bahia e a Veracel Celulose assinaram ontem, 16, às 9h, no Campus Sosígenes Costa, um convênio que tem por objeto contribuir com o desenvolvimento socioambiental e produtivo de aproximadamente 300 famílias por meio de pesquisas e ações de extensão rural qualificada de bases agroecológicas. A área de abrangência se estende de Santa Cruz Cabrália até Guarantinga.

A parceria entre as duas instituições foi firmada a partir do Projeto de Pesquisa e Extensão “Desenvolvimento Socioambiental para a agricultura familiar”, do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica Pau Brasil (NEA-PB), coordenado pela professora Gabriela Narezi, do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) da UFSB.

O valor total do acordo é de R$ 5.100.00,00 (cinco milhões e cem mil reais). O convênio terá duração de cinco anos e será desenvolvido em etapas. Os valores do primeiro ano serão repassados conforme previsto no Plano de Trabalho do projeto. Nos anos seguintes, a liberação ocorrerá de acordo com o cronograma de desembolso e a avaliação dos resultados parciais.

A professora Gabriela Narezi explica que “a primeira etapa do projeto consistirá em um diagnóstico socioambiental e agrícola da área para caracterização da situação atual do solo, das nascentes e das famílias.”

No segundo ano, “iniciam-se as ações mais efetivas de extensão rural, de planejamento produtivo, de implantação de áreas demonstrativas e uma série de outras iniciativas relacionadas à formação dos agricultores para o gerenciamento do empreendimento agrícola, para o beneficiamento dos produtos, comercialização certificação”, detalha.

A coordenadora do projeto declara que haverá envolvimento de discentes da UFSB, por meio de bolsas de Iniciação Científica, de estágios, de Mestrado e Doutorado.

Os impactos previstos pelo projeto incluem o eixo do ensino, com o fortalecimento dos cursos de primeiro e segundo ciclos (Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza) e também dos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) e Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES).

No âmbito da pesquisa, o projeto pretende, dentre outros objetivos, estabelecer novas parcerias e fortalecer as já existentes com outras instituições de pesquisa em âmbito regional, nacional e internacional e também criar e registrar um banco de dados a partir das informações coletadas em campo.

Estiveram presentes à solenidade várias autoridades como o vice-reitor da UFSB, professor Francisco Mesquita, o decano do IHAC/CSC, professor Marcos Bernardes, representantes da Veracel e de outras entidades do poder público e da sociedade civil.

 

 

 

 

Fonte: Com informações do Setor de Convênios e Parcerias Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPA) da UFSB.

Fotos: Assessoria de Comunicação Social - VERACEL

registrado em:
Fim do conteúdo da página