Página inicial > Últimas Notícias > UFSB participou de reunião preparatória da 16ª Conferência Nacional de Saúde

UFSB participou de reunião preparatória da 16ª Conferência Nacional de Saúde

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 15h15
  • Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 15h21
imagem sem descrição.

A UFSB participou de reunião no Ministério da Saúde em Brasília para apresentação da proposta do Programa de Apoio à Participação Social na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que está sendo organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A reunião ocorreu no dia 20 de novembro, com a presença de representantes de mais de 50 universidades federais. A UFSB foi representada pela sua coordenadora de Extensão, professora Rosane Pereira, integrante da equipe da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis).

O encontro representou um momento de escuta às demandas das universidades em relação às suas formas de contribuição em defesa da participação social e do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo foi elaborar estratégias de mobilização diante de um edital que será publicado ainda em 2018 pelo CNS, a partir de recursos do Ministério da Saúde (MS). O programa será voltado às instituições de ensino superior e sua rede de alunos, professores e comunidades, com destaque para o desenvolvimento de docentes e dos estudantes de diferentes áreas e cursos. A partir do edital, será possível fomentar a proposição de projetos de extensão nas universidades públicas federais para a mobilização de diferentes segmentos que as constituem. A ideia é aproximar o ambiente acadêmico dos mecanismos de controle social brasileiro. A ideia foi bem aceita, como explicou o professor da UFSB e integrante do CNS, Márcio Florentino (em vídeo).

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (site) terá suas etapas municipais, estaduais e a nacional em 2019. Confira as datas abaixo:

• Etapas municipais - 2 de janeiro a 15 de abril
  • Etapas estaduais -   16 de abril a 15 de junho
  • Conferência Nacional - 4 a 7 de agosto

A edição do ano que vem tem como tema principal “Democracia e Saúde”, com os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a organização do evento, o cenário atual de retrocessos das políticas sociais motivou a escolha temática da conferência pela defesa do SUS e da democracia, resgatando a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986), considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Das deliberações daquele evento resultaram as bases para a seção "Da Saúde" da Constituição Brasileira de 1988.

Acompanhe mais informações sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde no site do evento

Com informações do CNS e da Coordenação de Extensão (Prosis/UFSB)