Página inicial > Últimas Notícias > Reitora da UFSB prestigia o Dia do Campo no Assentamento Terra Vista

Reitora da UFSB prestigia o Dia do Campo no Assentamento Terra Vista

• Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 09h57
  • Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 10h20

Terra vistaA reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, foi uma das convidadas para compor a mesa de honra na cerimônia de lançamento do crédito para produção de cacau, realizada na manhã de ontem, 13, no Assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca.

O evento Dia do Campo vai ficar marcado por ser a concretização do primeiro crédito produtivo liberado pelo Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (INCRA), conforme o Diretor substituto de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do órgão federal, Douglas Souza de Jesus.

Trata-se de uma nova linha de crédito, a modalidade Cacau, destinada a incrementar a cultura cacaueira em áreas de Reforma Agrária, com destaque para o Estado da Bahia, no Nordeste, e também Pará e Rondônia, na região Norte. O crédito deve beneficiar aproximadamente 7 mil famílias assentadas da Bahia. Cada família produtora de cacau poderá acessar até R$ 18 mil, em três parcelas de R$ 6 mil.

O Assentamento Terra Vista foi escolhido para o evento por ser referência na produção de cacau em perspectiva agroecológica e na fabricação de chocolate artesanal. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no assentamento, no dia 12 de setembro deste ano, a Secretaria de Educação do Governo do Estado inaugurou a Fábrica-Escola de Chocolate, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) da Floresta e Chocolate Milton Santos.

Em seu pronunciamento, a reitora da UFSB destacou a importância das mulheres assentadas e lembrou sua infância na região. Ela destacou que “a UFSB veio para somar esforços para que tenhamos uma sociedade mais justa”.

A professora Joana Guimarães desejou que o crédito impulsione a produção de cacau no Sul da Bahia e que haja oportunidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas assentadas do território. Ela assinalou a importância do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, que está em implantação por meio de uma parceria entre UFSB, UESC, CEPLAC, IFBA e IFBaiano.

A reitora assegurou que a UFSB está aberta para pensar institucionalmente, por meio de programas e projetos, a articulação com diferentes atores, para o benefício da região. Ela disse ainda que se sentiu “muito honrada em participar deste momento”. A professora Joana também reconheceu a importância do trabalho de Joelson Ferreira, liderança do Assentamento Terra Vista e membro do Conselho Estratégico Social da UFSB, nessa nova conquista.

Além da reitora, compuseram a mesa Vitor Wallace, presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária Construindo o Sul; Douglas Souza de Jesus, Diretor substituto de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do INCRA; Moacir Leite, prefeito de Uruçuca; Marco Neri, Chefe da Unidade Avançada do INCRA na Bahia; Felipe, do Setor Estadual de Produção do Movimento Sem Terra (MST); Laureano Palma, representando a Superintendência do INCRA na Bahia; Antônio Cesar Zugaib, representando a Superintendência de Desenvolvimento da CEPLAC; Garotinho, coordenador do Colegiado do Território de Identidade Litoral Sul; Eliomar, representando a Teia dos Povos.

A cerimônia foi encerrada com a assinatura simbólica de dois contratos, por Joelson Ferreira e pelo indígena camacã Lourival, dos 300 previstos até o final deste ano. Joelson fez um discurso contundente no final, destacando a necessidade de “uma grande aliança, por meio do cacau, entre diversos atores do território, para fortalecimento de uma grande economia com soberania alimentar”.