Página inicial > Últimas Notícias > Mensagem aos (às) professores(as)

Mensagem aos (às) professores(as)

• Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 11h38
  • Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 08h50

Estimadas e Estimados colegas,

Neste 15 de outubro de 2018, entre os dois turnos das eleições presidenciais, em tempos que tanto nos assombram pelas ameaças à democracia, à garantia de direitos e à vitalidade das instituições democráticas como a universidade, só nos resta levantar a cabeça com vigor e disposição. Apesar de. Nossa alegria certamente incomoda os(as) que expõem seu anseio pelo retrocesso. Contra os discursos de ódio, acreditamos que vão prevalecer nosso amor, nossas trajetórias individuais e coletivas de competência e profissionalismo e nossos sonhos pela educação da mais alta qualidade para todos e todas. Temos feito isso corajosamente a partir dos afetos e das histórias que partilhamos com colegas e estudantes e que nos constituem como sujeitos. Isso jamais conseguirão nos roubar.

Num momento de tantas incertezas, muitos(as) se perguntam o que temos a comemorar neste Dia do(a) Professor(a). Temos muito a festejar e ainda mais por fazer. Apesar de. Diante de tantas promessas ancoradas na negatividade, precisamos celebrar nossas vitórias históricas. Muitos(as) de nós não teríamos nos tornado professores(as) sem a existência de cursos superiores noturnos. Muitos(as) de nós não teríamos conseguido nossos mestrados e doutorados sem financiamento público. Muitos(as) de nós não teríamos alcançado nossos empregos sem a política de interiorização das universidades públicas federais. Muitos(as) de nós não estaríamos aqui, no Sul e Extremo Sul da Bahia, sem uma política de ampliação do acesso e da permanência de vagas no nível superior. Por isso, é sempre preciso lembrar e manter firme nossa luta pela universidade pública gratuita e de qualidade. E também aceso o desejo de todos(as) nós de contribuir para a formação de pessoas que têm na Universidade Federal do Sul da Bahia a realização de um desejo antigo que, por muito tempo, lhes disseram ser irrealizável.

Entendemos que nosso compromisso com essas pessoas e entre nós como categoria e como colegas de profissão pode ser maior do que o bafejo do medo que, ao invés de nos derrotar, deve servir para nos manter atentos(as) e cada vez mais atuantes em nosso assumido esforço de formar pessoas e nos formar num processo de aprendizagem centrado na reciprocidade. Formar no sentido mais aberto da palavra, pois não podemos perder de vista o legado de Paulo Freire que sustenta o Plano Orientador de nossa UFSB e que tanto ansiamos por praticar, a despeito da aridez da instituição universidade. E conseguiremos, pois somos capazes e estamos todos(as) juntos(as), apesar e também em razão de nossas diferenças, que nos tornam mais fortes justamente pela diversidade. A transformação social é possível, sim, e os(as) professores(as) são indispensáveis nesse processo.

Assim, como partícipes de um pacto de confiança com o povo do Sul e Extremo Sul da Bahia e com nossos(as) estudantes, não temos o direito, neste momento, de arrefecer nossos ânimos. Ao contrário, a luta pela manutenção das nossas conquistas deve ser ainda mais consistente e vibrante. Apesar de.

É com esse espírito que desejamos a todos e todas um feliz Dia do(a) Professor(a)!

Professora Joana Angélica Guimarães da Luz

Reitora