Página inicial > Últimas Notícias > UFSB empossa sua primeira professora trans

UFSB empossa sua primeira professora trans

• Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 16h24
  • Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 16h26

Em ato realizado no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, a UFSB deu posse a Dodi Leal, sua primeira professora trans. Doutora em Psicologia Social pela USP e graduada em Artes Cênicas na mesma instituição, Dodi é pesquisadora reconhecida no campo das artes e dos estudos de gênero, sendo autora de livros e diversos artigos publicados em congressos e periódicos brasileiros e internacionais. Dodi foi aprovada no concurso regido pelo edital 11/2018 e atuará na área de Criação Cênica.

Pouco antes da cerimônia, Dodi participou de uma roda de conversa organizada pela Prosis que contou com a presença de estudantes dos Coletivos LGBTI Flor de Lótus e Fernando Almeida, Thawan Dias, coordenador de Diversidade Sexual do DCE, de estudantes e a coordenadora, Isabella Silva, do curso Pré-Enem Trans, mantido por projeto da Prosis em Itabuna.

Junto com o grupo, seguiram rumo ao Campus Sosígenes Costa, o Pró-Reitor, Sandro Ferreira, o Diretor de Políticas de Promoção da Diversidade, Felipe de Paula, e o professor Rafael Guimarães, importante articulador de ações de respeito às diversidades. Estiveram também presentes na recepção, com falas que registraram a felicidade em receber a nova docente, o vice-decano do Centro de Formação em Artes, Martin Domecq e a coordenadora do curso de Artes do Corpo em Cena, Eloísa Domenici.

Em fala marcada por forte emoção, Dodi agradeceu a receptividade e reforçou seu desejo de trabalhar em conjunto por uma UFSB e uma sociedade com cada vez mais respeito às diversidades.

Além de Dodi, mais 12 docentes foram empossados no campus de Porto Seguro, que agora fazem parte do quadro da Instituição.

Informações e fotos: Felipe de Paula e Cláudia Tondolo