Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB anuncia atividades da SNCT 2018 nos três campi
Início do conteúdo da página

UFSB anuncia atividades da SNCT 2018 nos três campi

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 19h09
  • Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 16h34
  • Acessos: 11187

As edições anuais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) são compostas de múltiplas programações conduzidas por instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) divulgou as agendas relacionadas à semana de 15 a 19 de outubro de 2018, indicando palestras, oficinas e eventos a serem realizados nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Em pauta, o tema do evento para este ano: Ciência para redução das desigualdades.

O evento integra a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia 2018 (STCT Litoral Sul Baiano), unindo esforços da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), IFBA, Ceplac, Senai, IF Baiano, UFSB, NTE 05, Instituto Uiraçu e o Programa Ciência na Escola (PCE) do Governo do Estado da Bahia em 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia, por meio de atividades interdisciplinares ou transdisciplinares.  A ideia é integrar instituições e profissionais no debate e exposição de ações que ajudam a reduzir todas as formas de desigualdade.

Conforme programação organizada pelas comissões locais e divulgada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), a solenidade de abertura está marcada para as 19h do dia 15, com transmissão via webconferência desde o Campus Jorge Amado, em Itabuna. A partir daí iniciam-se as programações específicas, em paralelo com atividades que terão transmissão multicampi, como a quarta edição do Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI), que ocorrerá de 16 a 18 de outubro.

Veja os destaques da programação em cada campus:

CJA

No Campus Jorge Amado, a agenda inclui palestras, oficinas, minicursos, workshops, rodas de conversa, mostras de vídeos e fotografia, na sede e nos Colégios Universitários. A mesa de abertura será realizada no auditório do Campus Jorge Amado em Itabuna, com transmissão via webconferencia para os demais campi, às 19h do dia 15/10. Também será transmitido o Seminário Educação, Memória e Identidade de Gênero, às 19h do dia 16/10. O Campus Jorge Amado terá a avaliação local do Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI) marcada para o dia 18/10, na sede.

Para participar do evento, é preciso realizar a inscrição via SigEventos. Após o login, na tela inicial do módulo, selecione a aba “inscrições” >> “Realizar uma nova inscrição”, marcando na próxima tela a programação do CJA. O sistema vai permitir a inscrição em cada uma das 36 atividades registradas na agenda da SNCT UFSB 2018 no Campus Jorge Amado.

Confira os detalhes da programação neste link

CPF

Em Teixeira de Freitas, a agenda da SNCT 2018 inclui uma feira das ciências, ação de portas abertas, peça de teatro, recital poético e musical e exposições de trabalhos de alunos da rede de educação básica da cidade. Oficinas, minicursos e palestras abordarão a desigualdade e as alternativas propostas em diversos campos do conhecimento. O Campus Paulo Freire também sediará sessões de apresentação do IV CIPCI no dia 16 de outubro.

A inscrição nas atividades do CPF para a SNCT 2018 é feito diretamente na página do evento, na aba “inscrições”.

Confira os detalhes da programação neste link

CSC

A comunidade acadêmica do Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, terá várias opções de palestras, oficinas, minicursos, mostras artísticas e científicas e rodas de conversa. Uma particularidade é a realização do II Simpósio de Ruralidades Contemporâneas em Rede, que vai ocorrer no CSC no mesmo período da SNCT. O evento associado abrange grupos de trabalho, mesas-redondas e palestras. O IV CIPCI será realizado no Campus Sosígenes Costa no dia 17 de outubro, com apresentação de resumos e pôsteres.

Confira os detalhes da programação neste link.

Para participar do evento, é preciso realizar a inscrição via SigEventos. Após o login, na tela inicial do módulo, selecione a aba “inscrições” >> “Realizar uma nova inscrição”, marcando na próxima tela a programação do CSC. O sistema vai permitir a inscrição em cada uma das 48 atividades registradas na agenda da SNCT UFSB 2018 no Campus Sosígenes Costa.

IV Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI)

Na sua quarta edição, o Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (CIPCI) terá neste ano 78 resumos já indicados no sistema para as apresentações orais. As exposições de pôsteres científicos, no total de 39 submissões, contam com trabalhos de alunos ingressantes (27 trabalhos), de participantes de projetos avulsos, sem fomento (12 trabalhos) e de participação externa (1 trabalho). Esse será a primeira edição na qual não apenas os bolsistas que desenvolveram os planos de trabalho em 2017, mas também aqueles que ingressaram em 2018 e também os voluntários puderam submeter suas atividades.

O CIPCI é o evento institucional dedicado à apresentação e socialização dos projetos que receberam fomento de iniciação científica e tecnológica de agências como Capes e CNPq e de recursos da própria UFSB. Os projetos desenvolvidos por estudantes voluntários também são expostos, como um passo importante na formação de novos profissionais e pesquisadores. A participação no CIPCI, além do caráter formativo, também é uma contrapartida devida pelo fomento, na maior parte das vezes concedido na forma de bolsas de iniciação científica (IC) e de iniciação tecnológica (IT).

Uma novidade a partir deste ano, a certificação dos melhores colocados em cada área do conhecimento vai ser concedida aos três primeiros colocados das seguintes áreas: Artes, Ciências e Saúde e Humanidade e Educação. O ranking será composto pela média simples das notas obtidas nas avaliações do resumo e da apresentação oral. O anúncio dos destaques será feito no encerramento da SNCT, no dia 19 de outubro.

 

PROGRAMAÇÃO

16/10 - Campus Paulo Freire

Apresentação de Pôster

Apresentação Oral

17/10 - Campus Sosígenes Costa

Apresentação de Pôster

Apresentação Oral

18/10 - Campus Jorge Amado

Apresentação de Pôster 

Apresentação Oral

registrado em:
Fim do conteúdo da página