Página inicial > Últimas Notícias > Ação de sinalização de "Respeito à Diversidade" é realizada nos três campi

Ação de sinalização de "Respeito à Diversidade" é realizada nos três campi

• Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 10h35
  • Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 10h40

Ao longo do mês de setembro, a Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis), contando com a colaboração de estudantes e da Coordenação de Diversidade Sexual do DCE, realizou a sinalização dos banheiros das três sedes da universidade. Política pertencente à pauta “Transforme a UFSB”, gerida pela Diretoria de Políticas de Promoção da Diversidade da Prosis, a sinalização dos banheiros respeitando é regida pela portaria da reitoria 447/2018, assinada em 09 de maio desse ano.

As ações da gestão de tomar tais pautas foram inspiradas, em grande parte, pela redação da “Carta de Itabuna”, documento coletivo preenchido com a redação conjunta de professores, técnicos, estudantes da UFSB e sociedade civil presente na etapa regional do Fórum Social da UFSB em Itabuna em 2015. Este documento, fruto de discussões conduzidas sob a importante influência do professor Rafael Guimarães, solicitava da UFSB ações em prol do estabelecimento de uma efetiva política de acesso e permanência de pessoas LGBT na universidade.

Para a colagem nos campi, a pró-reitoria contou com a ajuda de servidores e estudantes. No Campus Sosígenes Costa, a Coordenação da Diversidade Sexual do DCE, representada por Thawan Dias, estudante de Artes do Corpo em Cena, articulou um ato que contou com a presença de alguns membros da comunidade acadêmica local.

“É um significativo passo que a UFSB dá no que diz respeito à garantia de direitos da população LGBT na instituição. Aos poucos, estamos avançando. As placas informativas sobre uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero comprova que só com luta, diálogo e enfrentamento que construiremos uma sociedade justa, humana e igual. É uma luta cotidiana. Como instituição pública, devemos reconhecer e valorizar a cidadania das pessoas trans (travesti, transexual e transgêneros...), considerando assim o bordão da saudosa Luana Muniz: “Travesti não é bagunça”.” – disse Thawan.

Fotos e informações: PROSIS