• Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 13h35
  • Última atualização em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 13h35

A Reitoria da UFSB lamenta o falecimento de Edivaldo Machado Boaventura, aos 84 anos, na madrugada de hoje, 22, em Salvador, e reconhece seu legado na educação, na política, no jornalismo e na literatura da Bahia.

Natural de Feira de Santana, Boaventura teve participação de destaque na vida pública baiana, tendo desempenhado diferentes atividades, pelas quais obteve reconhecimento de seus pares. Foi diretor e articulista do Jornal A Tarde, presidente do Conselho de Educação da Bahia, Secretário de Educação e Cultura da Bahia por dois períodos, presidente da Academia de Letras da Bahia, na qual ocupou a cadeira 39, e professor da Universidade Federal da Bahia.

É considerado um dos responsáveis diretos pela criação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), tendo sido seu primeiro Reitor. Também foi um dos fundadores da Academia de Ciências da Bahia.