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Docentes e estudantes da UFSB iniciam atividades de campo do Projeto de Arborização Urbana de Ilhéus

  • Escrito por Extensão UFSB
  • Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 08h50
  • Última atualização em Quarta, 01 de Agosto de 2018, 08h54
  • Acessos: 4054

A parceria entre a Universidade Federal do Sul da Bahia e a Superintendência de Meio Ambiente do município de Ilhéus foi confirmada nesta terça, 31, com o início da execução do trabalho de campo dos(as) estagiários(as) do Projeto de Arborização Urbana de Ilhéus.

Compareceram à atividade a Pró-Reitora de Gestão Acadêmica da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Janaína Losada, a docente Jannaína Velasques e o docente Andrei Caíque Nunes, do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAf), e a professora Peolla Stein, do Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI). Também participaram estudantes da UFSB bolsistas do projeto e os engenheiros agrônomos e analistas ambientais da Superintendência de Meio Ambiente de Ilhéus José Clóvis Teles Lunardi e Yuri Amorim, coordenadores do Projeto de Arborização pela gestão municipal.

O projeto consiste na realização de um inventário com coleta de dados na Avenida Soares Lopes, uma das principais da cidade, eleita para o Plano Piloto do Projeto.

A proposta faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que pretende contribuir para o desenvolvimento e execução de programas, projetos e intercâmbio em assuntos educacionais, científicos, tecnológicos e de pesquisa e o estabelecimento de mecanismos para efetivação de ações. O documento foi assinado pela reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, e por autoridades da Prefeitura de Ilhéus no dia cinco de junho deste ano.

A professora Jannaína Veslasques, do CFCAf, avalia que “a celebração deste acordo é um marco tanto para a Prefeitura de Ilhéus, que passa a contar com uma Instituição Pública Federal como parceira na transferência de conhecimento e desenvolvimento de ações que impulsionem o crescimento sustentável e comprometido socialmente com a região, quanto para a UFSB, que estende na prática sua política de desenvolvimento local, oferecendo serviços de qualidade e direcionando seus alunos à aplicação de conhecimento adquirido em sala e participação no mercado de trabalho.” 

 

Andamento e etapas do projeto

Conforme a equipe responsável, formada por docentes do CFCAf, o Projeto de Arborização Urbana de Ilhéus tem três metas principais. A primeira delas, que é a realização de um inventário piloto na região central, já está em fase avançada de execução, tendo atendido, em menos de dois meses de acordo firmado, as seguintes atividades: contratação do software especializado para coleta de informação e banco de dados; elaboração da lista de equipamentos e EPI’s necessários; aquisição de equipamentos e EPI’s; elaboração de edital para contração de dez estagiários bolsistas; seleção e realização de evento para assinatura dos contratos; levantamento de temas e metodologias de capacitação para o treinamento; realização de treinamento dos estagiários (Parte I- concepção teórica e metodológica); elaboração e teste instrumental e metodológico do levantamento de dados.

O professor Jomar Gomes Jardim, do CFCAf e Curador Adjunto do Herbário CEPEC em convênio com a UFSB, explica que a segunda etapa se refere à implementação do inventário consolidado de Arborização Urbana em bairros de Ilhéus e a inclusão, no Herbário “André Maurício V. de Carvalho”, do Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC/CEPLAC), de dados das principais espécies de interesse para plantio no município.

A terceira etapa consistirá na análise qualitativa e quantitativa do inventário, programação da execução, monitoramento, avaliação e divulgação do Programa de Arborização Urbana de Ilhéus.

 

Histórico

A demanda que resultou no ACT partiu da Superintendência do Meio Ambiente, que sentiu a necessidade de contratar serviço técnico especializado para inventariar as árvores de Ilhéus, com a finalidade de desenvolver um Plano Diretor para Arborização Urbana do município.

A articulação foi viabilizada pela Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFSB (Progeac), a partir do reconhecimento da carência técnica local para suprir as exigências do órgão municipal. A Progeac também observou a disponibilidade de profissionais capacitados(as) no Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAf) que poderiam colaborar.

A partir do levantamento inicial, foi formulado um Plano Piloto de Ações, com o Decano do CFCAf, Professor Daniel Piotto à frente. Colaboraram na construção do Plano os(as) docentes Andrei Caíque Nunes (DS Melhoramento Florestal), Jannaína Velasques (DS Agronomia - Produção Vegetal) e Jomar Jardim (DS Botânica). Participam também do projeto o professor Marcelo Santos (DS Georreferenciamento) e a professora Peolla Stein (MS Logística e Mobilidade Urbana), do Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI).

 

Envolvimento

Como a proposta envolve a integração da comunidade discente, foram criadas dez vagas de ampla concorrência para estágio remunerado, cujos contratos vêm sendo geridos pelo Sistema Nacional de Estágio IEL. As bolsas e equipamentos são subsidiados pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com uma empresa especializada.

Ianca Almeida Pereira é estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e também cursa componentes curriculares das áreas de concentração do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Ela entende que sua participação “será uma experiência prática sem igual, pois, fazer parte de um projeto de extrema importância para uma cidade na qual nasci e vivi todos esses anos de minha vida será, sem dúvida, gratificante. Como moradora da cidade sei como é importante um planejamento que conserva o meio ambiente e propicia melhores condições de vida aos seus moradores.”

A docente Jannaína Velasques endossa a fala de Ianca, ao analisar que, para o corpo discente, “além da oportunidade de praticar seus conhecimentos e traçar uma meta profissional a partir dessa experiência, desperta-se também o compromisso social, na medida em que percebe a relevância de seu trabalho para garantir bem-estar e educação ambiental aos cidadãos. Essa responsabilidade é também uma forma de devolver à população seu investimento em educação pública e de qualidade, garantindo serviços técnicos conscientes e de qualidade”.

 

Foto: Carla Mendonça (Superintendência de Meio Ambiente)

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