Página inicial > Últimas Notícias > ARI divulga edital de doutorado pleno para pesquisadores(as) de países em desenvolvimento

• Escrito por Extensão UFSB
  • Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 10h17
  • Última atualização em Terça, 31 de Julho de 2018, 10h24

Estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia terão de até 31 de agosto para se inscrever para o Edital N°25/2018, referente ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Programa destina-se à concessão de até 100 (cem) bolsas de doutorado pleno para estudantes, professores(as), pesquisadores(as) e demais profissionais que atendam às exigências do Edital. Podem receber doutorandos(as) instituições de ensino superior (IES) brasileiras públicas ou privadas que emitam diplomas de validade nacional em Programas de Pós-Graduação stricto sensu com nota igual ou superior a três.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente na página do PEC-PG pelo(a) candidato(a) por meio do preenchimento de formulário e envio de documentos especificados no Edital.

A Assessoria de Relações Internacionais da UFSB (ARI) destaca que só poderão concorrer candidatos(as) que tenham feito inscrição para o Exame CELPE-Bras até o dia 13 de julho de 2018.

Os requisitos para concorrer ao PEC-PG, bem como a relação dos itens financiados pela CAPES, cronograma, documentos exigidos, detalhamento do processo seletivo e responsabilidades de todas as partes estão disponíveis no Edital.

De acordo com a CAPES, um dos objetivos é “expandir o conhecimento científico por meio da colaboração sul-sul”. Por isso, são admitidos(as) candidatos(as) de alguns países de África, da Ásia e da Oceania e também da América Latina e do Caribe que queiram aprimorar seus estudos no Brasil e contribuir com colegas brasileiros(as).

O professor Guilherme Foscolo, Assessor de Relações Internacionais da UFSB, explica que, “com o PEC-PG, os(as) estudantes estrangeiros(as) que optarem por cursar algum de nossos cursos de pós-graduação receberão passagens e bolsa de estudos (para mestrado ou doutorado).

Foscolo avalia que “o recente ingresso da UFSB no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e no Programa de Estudantes-Convênios de Pós-Graduação (PEC-PG) foi um passo de fundamental importância para o projeto de internacionalização que se movimenta em nossa instituição.”

O PEC-PG resulta de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: CCS/CAPES

Link do Programa e Acesso ao Edital: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg