Página inicial > Últimas Notícias > Reitoras e Reitores de Instituições Federais de Ensino lançam documento com propostas para o debate eleitoral

• Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 16h51
  • Última atualização em Segunda, 23 de Julho de 2018, 16h51

Gestoras e gestores das universidades federais brasileiras, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, publicaram, na última sexta, 20, um documento com propostas para os(as) candidatos(as) à Presidência da República.

“Educação para a democracia e o desenvolvimento” é o título da carta, endereçada “aos presidenciáveis e à sociedade brasileira – 2018”. O objetivo é contribuir para o debate sobre o desenvolvimento econômico e social para os próximos anos.

Em um dos trechos, os(as) dirigentes asseveram que “O período eleitoral é o momento oportuno para estabelecermos uma agenda eficaz de objetivos para o País, pois é quando a sociedade debate seus valores e seu futuro político e econômico. E aqui reafirmamos que o Brasil já possui referências estabelecidas para garantir seu crescimento e a volta dos valores democráticos que devem ser o norte para o nosso desenvolvimento. O respeito à Constituição Federal se faz fundamental para voltarmos aos trilhos que nos levarão ao projeto de País que os brasileiros almejam.”

A reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, fez parte do Grupo de Trabalho que criou a minuta do documento. Os outros membros foram os reitores Roberto Leher (UFRJ), Rui Vicente Oppermann (UFRGS) e Valder Steffen Júnior (UFU).

Declarações similares já foram produzidas e encaminhadas em eleições anteriores, pelo menos desde 2002. A carta deste ano aponta questões bem pontuais. Uma delas é a imediata revogação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016, chamada “Teto de Gastos”.

“Sem o compromisso da revogação dessa emenda, nenhum programa de governo que conduza ao desenvolvimento sustentável, geração e emprego e renda, serviços públicos de qualidade e fortalecimento da democracia será viável”, afirmam reitores(as) no documento.

Conforme o presidente da Andifes, reitor Emmanuel Tourinho, “a ideia é que, respeitando a autonomia de cada instituição de forma plural, nos próximos meses todas as universidades federais promovam o debate sobre os problemas e soluções para salvaguardar a democracia e alavancar o desenvolvimento do Brasil”.

As propostas foram elaboradas pela comissão, constituída pelo Ofício Circular n° 066/2018, expedido pela Secretaria Executiva da ANDIFES em 8 de junho de 2018, a partir de deliberações da 117ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da ANDIFES, realizada no dia 15 de maio de 2018.

Íntegra do documento: http://www.andifes.org.br/