Página inicial > UFSB Ciência > Livro sobre escrita científica resulta de parceria entre UFSB, IFBA e UPE

Livro sobre escrita científica resulta de parceria entre UFSB, IFBA e UPE

Publicado: Terça, 12 de Maio de 2020, 15h16 | Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2020, 15h22 | Acessos: 4213

Livro UPE IFBA UFSBNa escrita acadêmica, estar ciente das regras mais atuais vale ouro. Um novo livro sobre escrita científica é o resultado de parcerias entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Universidade de Pernambuco (UPE) que se iniciaram em 2014. A obra Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, com diretrizes focadas para mestrados em engenharia civil, foi publicado pela UFSB e conta com redação e organização dos professores Emília Rabbani, Ariane Cardoso e Béda Barkokébas Junior, da UPE, da professora Allívia Rabbani, do IFBA, e do professor Roberto Rabbani, da UFSB.

A obra possui as orientações técnicas mais atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cuidadosamente selecionadas por uma equipe interdisciplinar de professores das instituições, autores de publicações nacionais e internacionais e com extensa experiência em orientações acadêmicas. E é acessível para download e gratuita, o que facilita ainda mais a consulta.

Apesar de seu conteúdo destacar a área de engenharia civil, diz o professor Roberto Rabbani, o livro serve como fundamento para outros cursos de graduação e pós-graduação, trazendo de forma objetiva e sintetizada elementos essenciais, conceituações, estruturas e formatação de trabalhos, além de contar com modelos de apresentação. O professor Roberto Rabbani forneceu mais detalhes sobre a obra.

Como surgiu a ideia para o livro?

O livro é uma síntese de experiências dos professores-autores em identificar as dificuldades apresentadas por alunas(os) em confeccionar seus trabalhos acadêmicos e ajustar o conteúdo de suas pesquisas aos padrões exigidos pela comunidade científica e nas revistas especializadas.

Esta obra conjunta é o resultado de materiais de aulas que vem sendo utilizados e atualizados há mais de uma década, e atualmente é empregado como referencial teórico nas aulas do Mestrado em Engenharia Civil da UPE, na disciplina de Metodologia do Ensino e da Pesquisa Tecnológica, assim como na Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) do IFBA/UFSB, mais precisamente na disciplina Tópicos Especiais em Ciências e Tecnologias Ambientais II, bem como divulgada com discentes da Pós-Graduação em Estado e Sociedade da UFSB. O livro tem como base as normas de publicação da Universidade de Pernambuco (UPE) e as normas mais atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

De que trata a obra e como foi estruturada?

Este trabalho é um guia de como estruturar os trabalhos acadêmicos de acordo com as normas e diretrizes nacionais mais recentes. O livro inicia com os procedimentos administrativos para entrega dos trabalhos de projeto de pesquisa, exame de qualificação e defesa de dissertação na UPE. A seguir, traz-se os conceitos basilares sobre projetos de pesquisa e dissertação, bem como seus elementos basilares. Em continuidade, é realizada uma síntese das normas ABNT relacionados aos elementos do trabalho acadêmico, divididos em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Também há capítulos específicos sobre a formatação do trabalho, submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e modelos dos elementos externos e internos do trabalho acadêmico.

Qual a importância do livro?

A importância deste trabalho consiste na organização e síntese de ideias que buscam colaborar com a formação e apresentação dos resultados das pesquisas das(os) discentes. Para além dos participantes de pós-graduação, o livro pode ser utilizado por alunos de graduação, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas, uma vez que as normas ABNT de formatação e estruturação são diretrizes amplamente aceitas na comunidade científica nacional.

O que significa este livro para o aspecto institucional e como pode ser acessado?

Para além de transferir conhecimentos entre áreas de conhecimento distintas, o presente livro representa uma forma de estreitar os laços e parcerias entre instituições de ensino superior, formando um elo que poderá resultar em maior intercâmbio e qualificação dos discentes e profissionais das três instituições.

O livro é gratuito e está disponível nos seguintes links:

ou https://issuu.com/alkinoerfs/docs/mept_pec_final

Com informações por Roberto Rabbani