Perguntas Frequentes
SiSU
Como é o sistema de ingresso na graduação da UFSB pelo SiSU?
A UFSB utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma única de seleção de candidatos/as aos cursos de graduação da universidade. Após a divulgação do resultado do exame, o/a interessado/a em uma das vagas na UFSB poderá participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), optando pelos cursos pretendidos no site em data a ser divulgada pelo Ministério da Educação. Após o resultado do processo seletivo, os/as estudantes aprovados/as serão convocados/as pelo SiSU e pela UFSB para a matrícula em primeira chamada, podendo haver novas chamadas, caso não sejam preenchidas todas as vagas.
Como escolher o curso no processo seletivo?
Após a inclusão dos dados pessoais no SiSU, o/a candidato terá que optar por dois cursos diferentes, escolhendo como primeira opção o curso de sua preferência.
O que é a Lista de Espera do SiSU?
É a relação de todos/as os/as candidatos/as não convocados/as em sua primeira opção e que manifestaram interesse em concorrer às vagas eventualmente não ocupadas.
Para o Processo Seletivo SiSU, somente o Enem do ano anterior é válido?
Sim. A seleção dos/as estudantes às vagas disponibilizadas por meio do SiSU será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Enem referente ao ano anterior. As inscrições no SiSU em geral se iniciam em janeiro de cada ano, logo após a divulgação dos resultados do Enem. Para mais informações sobre o SiSU, acesse aqui.
A UFSB participa de quantas edições do Processo Seletivo SiSU?
A UFSB participa da primeira edição do SiSU, no início de cada ano.
Já sou estudante da UFSB. Posso concorrer a uma nova vaga?
Sim. No entanto, caso seja aprovado/a, será necessário optar pela matrícula em um só curso. De acordo com a Lei n. 12.089/2009, é proibido uma mesma pessoa ocupar duas vagas em instituição pública de ensino superior.
Sou estudante em outra universidade pública. Posso concorrer a uma vaga na UFSB?
Sim. No entanto, caso seja aprovado, será preciso escolher entre a vaga atual e a nova vaga, em respeito à Lei n. 12.089/2009.
Cursos
Posso concorrer diretamente às vagas nos cursos de 2º Ciclo, o ciclo de formação profissionalizante, como Direito, Engenharia Florestal, Oceanologia, Medicina, etc.
Não. A forma de ingresso na UFSB é através do 1º ciclo, que corresponde às Licenciaturas Interdisciplinares (LIs) e aos Bacharelados Interdisciplinares (BIs). Os formandos do 1º Ciclo concorrem às vagas nos cursos de 2º ciclo em editais próprios realizados pela UFSB.
Como funciona a formação por ciclos da UFSB?
O ingresso se dá por meio dos cursos de 1º Ciclo, como as Licenciaturas Interdisciplinares (LIs), e os Bacharelados Interdisciplinares (BIs). Esses cursos duram entre nove e dez quadrimestres (três anos). A partir da conclusão do 1º Ciclo, o estudante pode disputar vagas nos cursos de 2º Ciclo, os cursos profissionalizantes, como Antropologia, Oceanologia, Medicina, Direito, Engenharias, etc., e nos cursos de 3º Ciclo (pós-graduação).
Matrículas
Como sei se fui convocado?
Todas as publicações referentes aos processos seletivos para ingressantes em cursos de graduação da UFSB podem ser acessadas na página da UFSB, clicando no menu Acesso a Informações > Editais > Graduação. https://ufsb.edu.br/acesso-informacao/editais
Fui convocado, onde devo fazer a matrícula?
Atualmente, as matrículas estão sendo realizadas de forma online. A/o Candidata/o convocada/o precisa encaminhar os documentos nos endereços eletrônicos informados no edital do processo seletivo e conforme cronograma lá disposto.
Quais documentos devo enviar?
A relação dos documentos exigidos consta no edital do processo seletivo em andamento e também pode ser consultada aqui. Caso concorra à modalidade de ação afirmativa para estudantes oriundos de escola pública, é necessário encaminhar, além da documentação descrita na parte de “DOCUMENTAÇÃO BÁSICA”, também os documentos descritos na parte “DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR PARA VAGAS RESERVADAS”.
Quis documentos posso utilizar para comprovar minha renda familiar?
Os documentos necessário para comprovação de renda são disponibilizados no anexo do edital. Também podem ser consultados aqui
Onde encontro o modelo das declarações solicitadas?
Os modelos de todas as declarações necessárias para realização da matrícula são dispostos nos anexos do edital.
Como sei se minha documentação foi aceita ou atendeu aos critérios do edital?
Após o período de matrícula/envio de documentos, o resultado é publicado na página do processo seletivo, podendo constar como “Matrícula homologada” ou “Matrícula não homologada”. O motivo da matrícula não ter sido homologada consta ao lado do nome do candidato, informando o item do edital que não foi atendido.
Meu nome consta da relação de ”Matrículas não homologadas”, o que devo fazer?
O candidato deve encaminhar recurso, no período e endereço informados no edital, com as alegações que julgar pertinentes, bem como anexar a documentação que comprove as alegações ou que não tenham sido enviadas no momento da matrícula. O resultado dos pedidos de recurso serão divulgados na página do processo seletivo.
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