Página inicial > Ingresse na UFSB > Ensino Gratuito e de Qualidade

Ensino Gratuito e de Qualidade

Escrito por Priscila Souza Cavalcante dos Santos | Publicado: Segunda, 31 de Dezembro de 2018, 14h11 | Última atualização em Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 12h08 | Acessos: 13610

A Universidade Federal do Sul da Bahia é uma instituição pública de ensino superior. Isso significa que não há cobrança de mensalidade em nenhum de seus cursos e que o ensino ofertado é de qualidade.  Do quadro efetivo de docentes, 79% tem doutorado em sua área de conhecimento.

A universidade está em construção e iniciou suas atividades em 2014. É uma instituição nova e inovadora, com regime letivo quadrimestral e o sistema de ciclos. Hoje já conta com 27 cursos de 1º Ciclo, 12 cursos de 2º Ciclo e sete cursos de 3º Ciclo, sendo quatro mestrados, um doutorado e duas especializações.

O primeiro passo é prestar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. É com as notas obtidas nessas provas que se pode participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual a UFSB oferece vagas de seus cursos.

O ingresso via Sisu é feito em cursos interdisciplinares de bacharelado e de licenciatura, o chamado 1º Ciclo. Quem conclui um curso de 1º Ciclo pode se inscrever em edital de seleção interna para as vagas dos cursos profissionalizantes, como Engenharia Florestal, Biologia ou Psicologia, por exemplo, pertencentes ao 2º Ciclo.

Outra opção para quem termina um curso de 1º Ciclo é ingressar em um curso de pós-graduação, nível especialização, mestrado ou doutorado. Esses são os cursos de 3º Ciclo, e as seleções de alunos são feitas por edital público específico.

Veja mais sobre os nossos cursos.