Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [CPF] Seminário "Òfò Kuzuela"
Início do conteúdo da página

[CPF] Seminário "Òfò Kuzuela"

Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2025, 11h12 | Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2025, 11h04 | Acessos: 327

a1O que: Seminário Òfò Kuzuela: sopros de vozes, saberes dos territórios em rede

Quando: de 06 a 20 de outubro

Onde: circuito regional incluindo Salvador, Extremo Sul (Teixeira de Freitas), Bacia do Rio Grande (Barreiras) e Recôncavo (São Francisco do Conde)

 

Seminário "Òfò Kuzuela" realiza circuito regional na Bahia

Evento itinerante percorrerá quatro territórios baianos, fortalecendo a produção de conhecimento local em diálogo direto com pesquisadores do continente africano

 

O grupo de pesquisa Aldeia (UFSB/CNPq) anuncia a terceira edição do seu seminário, um evento de caráter regional e projeção internacional com o tema “Òfò Kuzuela: sopros de vozes, saberes dos territórios em rede”. De 06 a 20 de outubro de 2025, o seminário realizará um circuito por quatro territórios baianos — Salvador, Extremo Sul (Teixeira de Freitas), Bacia do Rio Grande (Barreiras) e Recôncavo (São Francisco do Conde). Com forte caráter regional, a missão do seminário é fortalecer o protagonismo da produção de conhecimento gerada no interior do estado, promovendo um diálogo intenso entre a academia e as comunidades tradicionais.

A iniciativa circula com pesquisas sobre Artes Negras, oralidade e memória, conectando saberes locais em uma grande rede de troca e aprendizado.Nesta terceira edição, o foco é na potência do encontro presencial. "Investimos em um seminário que recupera o hálito quente, a força daquilo que é dito com o corpo inteiro. 'Òfò Kuzuela' é o sopro dessas vozes, a tecnologia ancestral da oralidade que inspira e ensina", afirma o professor Dr. Tássio Ferreira, coordenador geral do evento. "Nosso objetivo é combater o racismo epistêmico, valorizando as afrografias e os ritos que formam a base das poéticas negro-brasileiras", complementa. A articulação do evento reflete sua dupla dimensão. Regionalmente, envolve uma ampla rede de programas de pós-graduação e universidades (Programa de Pós-Graduação em Artes da UFSB, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, IFBaiano, IFBA, UFOB, UNEB, UNILAB), além de coletivos e terreiros. Internacionalmente, o seminário contará com a presença confirmada de docentes e estudantes de universidades africanas, fortalecendo o diálogo Sul-Sul e a troca de epistemologias entre a diáspora e o continente.

a2A programação incluirá mesas de debate, apresentações artísticas e oficinas em cada território (confira neste link). Parte das atividades será transmitida pelo canal do grupo no YouTube, buscando ampliar o alcance do evento. Entre os impactos esperados estão o fortalecimento da rede regional de pesquisadores em Artes Negras, a ampliação do diálogo acadêmico internacional Sul-Sul, a publicação de material teórico sobre a temática e a maior integração entre os saberes comunitários e institucionais na Bahia.

Sobre o Grupo de Pesquisa Aldeia

Fundado em 2020, o Aldeia (UFSB/CNPq) é um coletivo que reúne doutores, mestres, graduandos, artistas-pesquisadores e Mestres das Tradições, dedicado a pesquisar a partir de cosmopercepções negras e indígenas.

Serviço

O Quê: III Seminário Aldeia – “Òfò Kuzuela: sopros de vozes, saberes dos territórios em rede”

Quando: 06 a 20 de outubro de 2025

Onde: Salvador, Teixeira de Freitas, Barreiras e São Francisco do Conde.

Público: Aberto a pesquisadores, estudantes, artistas, educadores e comunidade em geral.

Mais Informações:

● E-mail/contato: aldeia.grupodepesquisa@gmail.com

● Canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/AldeiaNúcleodePesquisa

● Instagram: @aldeia.grupodepesquisa

registrado em:
Fim do conteúdo da página