[CSC] Roda de conversa de agosto - Letramento emocional e formação de professoras/es de línguas
O que: 2ª edição do curso Letramento emocional e formação de professoras/es de línguas
Quando: 22 de agosto de 2025, 18h
Onde: Varanda Norte do Campus Sosígenes Costa (Painel Indígena), Porto Seguro
No mês de maio de 2025 deu-se início à 2° edição do curso "Letramento emocional e formação de professoras/es de línguas" (IHAC-CSC) promovido pelo programa de extensão FORPROLI.UFSB, coordenado pela professora Suellen Thomaz de Aquino Martins da UFSB/CSC. Ofertado na modalidade online, com encontros quinzenais para estudo dirigido e roda de conversa, o curso busca fomentar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de professoras/es por meio de estudo dirigido e rodas de conversas críticas sobre o agir e emocionar docente.
A roda de conversa de agosto acontecerá de forma presencial/híbrida, no dia 22/08 (sexta-feira) às 18h, na Varanda Norte (Painel Indígena). As especialistas convidadas são a professora Ana Maria Barcelos (UFV), que abordará o tema A pedagogia amorosa como letramento emocional, e a professora Gyselle Colombo-Gomes (UERJ), com o tema Letramento emocionais: reflexões acerca de aspectos teóricos e práticos. Teremos também uma participação especial, o convidado Luis Javier Pentón Herrera, especialista Fulbright e professor na Akademia Ekonomiczno-Humanistyczna W Warszawie (Polônia), que abordará o tema A conversation about e-motions and the emotional literacy phase. Três especialistas renomadas/os nos estudos das emoções. Uma excelente oportunidade para as/os cursistas conhecerem e dialogarem em português e/ou inglês com as/os autoras/es especialistas da área, bem como para uma maior participação e desenvolvimento de discentes dos cursos de licenciatura de áreas diversas (professoras/es em formação inicial), de pós-graduação (professoras/es em formação continuada), de professoras/es em serviço, de técnicos e de acadêmicos interessadas/os no tema das emoções/letramento emocional.
Quem se interessar por formação de professoras/es pode seguir o programa no Instagram (@forproli.ufsb) e acessar o conteúdo de encontros anteriores no canal do FORPROLI no YouTube https://www.youtube.com/live/77Q-BYXJnUc?si=4hmCcKNvJBAja3EO
Biodata das/os especialistas convidadas/os:
Ana Maria Ferreira Barcelos é professora titular do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Ensino de Inglês como Segunda Língua–The University Of Alabama ( 2000) e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Carleton University, Ottawa, Canadá (2009) e pela University of Florida, Gainesville, EUA (2019). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Crenças sobre Aprender e Ensinar Línguas Estrangeiras, Emoções de Professores e Alunos e Pedagogia Amorosa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, crenças de alunos e professores sobre o ensino e a aprendizagem de inglês, emoções no ensino de línguas e a relação entre crenças, identidades e emoções.
Gysele da S. Colombo-Gomes é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na docência de programas de graduação e pós-graduação (PPLIN). Possui graduação em Letras Português Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Concluiu seu pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa desenvolvendo estudos sobre Zona de Conforto e Emoções no ensino de línguas estrangeiras (2020-2021). É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Ensino e Sociedade bem como do GT Trabalho, Ensino e Linguagem, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do grupo Crenças e Emoções (UFV) e do Grupo de Pesquisa Educação Linguística e Formação de Professores Linguagens (UFSCar). Tem interesse em temas relacionados às linhas de pesquisa dos grupos dos quais faz parte. Luis Javier Herrera é professor na Akademia Ekonomiczno-Humanistyczna w Warszawie (Polônia), autor best-seller e vencedor do prêmio Professor do Ano 2024 da TESOL International Association e National Geographic Learning. Especialista Fulbright e do Departamento de Estado dos EUA, atua nas áreas de educação linguística, identidade, emoções, bem-estar e educação de refugiados. Foi presidente da Maryland TESOL e serviu como sargento no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
registrado em:
Eventos

Redes Sociais