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[ON-LINE/PORTO] - Curso de Língua Inglesa para Professoras/es Habilitadas/os

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2025, 09h49 | Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2025, 09h49 | Acessos: 410
O que: Curso de Língua Inglesa para Professoras/es Habilitadas/os (CLIPROH)
Quando: 09/04 a 09/07
Onde: Online e CIEPS, Porto Seguro
 
 

CLIPROH Designs 7

 
A Universidade Federal do Sul da Bahia, por meio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências dos Campi Sosígenes Costa (IHAC-CSC) e Jorge Amado (IHAC-CJA), no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, torna público o edital de abertura de vagas para o Curso de Língua Inglesa para Professoras/es Habilitadas/os (CLIPROH), ação do Programa de Extensão “Formação de Professoras/es de Línguas (FORPROLI): emoções, (de)colonialidades e ensino/aprendizagem”, com o apoio da Pró-reitora de Extensão - PROEX.  O curso objetiva promover o aperfeiçoamento linguístico de docentes de língua inglesa em atuação, tendo como foco as habilidades orais (compreensão auditiva e produção oral).
 
Tendo como público-alvo professoras/es de língua inglesa em atuação no ensino público nas redes municipal/ estadual/federal de educação do Brasil, em especial os em atuação no Estado da Bahia, bem como  professoras/es em formação inicial, nos cursos de Letras/Linguagens e áreas afins, ou continuada, em programas da UFSB/Universidades do Brasil.
 
O diferencial desta proposta se dá pelo fato de, através do processo reflexivo, possibilitar que professoras/es não somente tenham oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades orais, consideradas essenciais para professoras/es e falantes de línguas, mas que também adotem uma postura consciente do seu falar ao refletirem sobre sotaques, crenças limitantes, gramática colonialista, práticas imperialistas (que insistem em querer nos dominar culturalmente, epistemicamente e linguisticamente, como o mito da epistemologia do falante nativo), relações de poder, discursos homogeneizantes, seu agir e emocionar, abordagens e questões que priorizam em sala de aula, o processo de ensino e aprendizagem de línguas em si – reflexões que poderão transformar sua postura pedagógica. A esperança é que as reflexões críticas acerca da língua alcancem suas/seus discentes. Para além do aperfeiçoamento das habilidades linguísticas, tem-se a promoção de um espaço de escuta cuidadosa, de colaboração e de reflexão crítica e decolonial com as/os professoras/es participantes.  
Informações detalhadas no edital 
registrado em:
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