Página inicial > Eventos > [ON-LINE] Roda de Conversa Educação Vigiada em Tempos de Plataformização

[ON-LINE] Roda de Conversa Educação Vigiada em Tempos de Plataformização

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2024, 10h40 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2024, 12h00 | Acessos: 73

WhatsApp Image 2024 10 04 at 11.02.11O que: Roda de Conversa Educação Vigiada em Tempos de Plataformização

Onde: http://www.escolamundo.ufba.br/seminario2024/aovivo

Quando: 10 de Outubro de 2024, das 15h às 17h

Gratuito e aberto ao público geral

Acontece no próximo dia dez de outubro, quinta-feira, uma roda de conversa on-line sobre o corrente cenário educacional em que as tecnologias de vigilância promovidas pelas grandes plataformas tem ampliado sua presença e influência. Vão fomentar o debate as experiências trazidas por professores e professoras que confrontaram-se com esta realidade em diferentes frentes. Para apontar os estudos que vem sendo produzidos pelo coletivo de pesquisadores/as Educação Vigiada (https://educacaovigiada.org.br), com ênfase no Sul global e na África, e ambientar o público a respeito das questões fundamentais acerca da plataformização, o evento contará com a presença da professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Janaína Diniz, que também é doutoranda em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Outros dois docentes também participaram da conversa contribuindo com suas expertises produzidas no âmbito da educação básica, aportando significativas contribuições à discussão. A professora Josalba Vieira foi diretora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina durante o período em que sobremaneira avançaram os acordos comerciais entre grandes players do mercado de tecnologia e o governo do estado tendo que trabalhar desde de o âmbito da gestão no sentido do enfrentamento à esta realidade naquela unidade escolar, em função das demandas da própria comunidade local.

O terceiro convidado a compor o diálogo é o professor Yuri Wanderley que hoje atua no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Jacobina. Yuri já atuou no Instituto Anísio Teixeira (IAT-BA) com ênfase na formação de professores ligada à cultura digital, redes de criação e produção de conteúdo, além de software livre. Hoje dedica-se às disciplinas de informática aplicada à educação no IFBA e segue como ativista do movimento de cultura livre discutindo a inserção dessas temáticas no currículo da educação básica, aspectos que serão abordados por ele durante a roda de conversa.

Esta iniciativa compõe a etapa regional do III Seminário Conexão Escola Mundo: Educação, Ativismos e Soberania Digital (#3CEM)), promovido pelo GEC - Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Integram o GEC e o projeto de pesquisa que deu origem ao seminário a professora Josalba Vieira e o professor do IHAC-CPF Daniel Pinheiro, que será o responsável pela mediação do encontro.

A roda de conversa Educação Vigiada em Tempos de Plataformização não exige inscrições prévias, sendo possível acessar o link do evento no dia/horário e participar. Para conhecer a programação completa do #3CEM e inscrever-se nas demais atividades, acesse: http://escolamundo.ufba.br/seminario2024