Página inicial > Eventos > [ONLINE] II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

[ONLINE] II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2024, 15h26 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 12h13 | Acessos: 187

O que: II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Quando: de 24 a 26 de setembro de 2024

Onde: transmissão online (Inscrições gratuitas)

CABEÇALHO

II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

O evento será realizado virtualmente, de 24 a 26 de setembro de 2024.

O objetivo do II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA é congregar professores e acadêmicos de diferentes áreas e demais interessados em refletir e discutir sobre aspectos que envolvem as concepções, princípios e diretrizes para um sistema educacional inclusivo; políticas públicas e práticas de Educação Inclusiva; os aspectos jurídicos, bem como as diretrizes nacionais para a Educação Especial; as concepções das deficiências, conhecendo suas características básicas; as concepções dos Transtornos Globais do Desenvolvimento e das Altas Habilidades/Superdotação, conhecendo suas características básicas; as diferentes abordagens inerentes ao percurso histórico da Educação Especial no Brasil e no mundo; a inclusão escolar dos alunos público da Educação Especial na rede de ensino regular; os principais desafios da inclusão escolar; as principais adaptações curriculares bem como os recursos pedagógicos empregados no atendimento destes estudantes; os conceitos de integração e inclusão, refletindo sobre a sua implicação na educação; aspectos importantes sobre as instituições de ensino como canal de mudança, bem como as adequações curriculares que nortearão o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais específicas e sobre o contexto de formação do professor que atuará com tais alunos.

O evento é aberto para graduandos, pós-graduandos, professores e demais pesquisadores.

Eixos temáticos

O Seminário será realizado nos seguintes eixos temáticos:

1. Do direito à educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social
  2. Currículo e propostas pedagógicas
  3. Tecnologia assistiva
  4. Atendimento educacional especializado
  5. Formação de professores
  6. Educação bilíngue de pessoas surdas

Inscrições e informações

As inscrições, com apresentação de trabalho, estarão abertas do dia 22/07/24 até o dia 30/08/24.

1ª CIRCULAR

CARDS ACESSÍVEIS- Com hiperlinks para sinalização em Libras; audiodescrição e inscrição no evento.