Página inicial > Eventos > [CSC] Bate-papo com as autoras - Projeto Arte da Palavra

[CSC] Bate-papo com as autoras - Projeto Arte da Palavra

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2024, 11h40 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 11h40 | Acessos: 121

O que: Bate-papo com as autoras - Projeto Arte da Palavra

Quando: 18/07/2024, às 19h

Onde: Sala Barra Velha, Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro

card bate papo com autorasNesta quinta-feira, 18 de julho, às 19h, acontece mais um circuito do Projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras, que será desenvolvido, nesta edição, no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro (BA). A atividade integra ações dos componentes curriculares “Vivências em Saberes Tradicionais e Populares”, ministrado conjuntamente pelas professoras Adriana Pesca e Joana Brandão, e “Estéticas dos Povos Originários das Américas”, ministrado por Adriana Pesca. A roda de conversa acontecerá na sala Barra Velha. O debate contará com a mediação da professora do curso de Jornalismo Joana Brandão. Nesta edição, participarão conosco as autoras Heleine Fernandes, do Rio de Janeiro, e Trudruá Dorrico, de Roraima.

As autoras

Heleine Fernandes é poeta, ensaísta, performer e pesquisadora de Poesia Contemporânea Negra-Brasileira. Finalista do prêmio Jabuti, é autora do livro de poemas “nascente” (editora Garupa e Ksa1, 2021) e do livro de ensaio “A poesia negra-feminina de Conceição Evaristo, Lívia Natália e Tatiana Nascimento” (editora Malê, 2020). Realizou performances comissionadas pelo Museu Bispo do Rosário e pelo Galpão Bela Maré. Foi selecionada pelo edital Viva o Talento - edição Paulo Gustavo 2023, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, para realizar a oficina “Vozes da Poesia Negra Feminina”. É professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora pela mesma instituição. Tem poemas publicados na Antologia Cult#1, na antologia “Ato poético: poemas para a democracia” (editora Oficina Raquel), em “Carolinas: a nova geração de escritoras negras brasileiras” (editora Bazar do Tempo e FLUP) e em Versão Brasileira: a voz da mulher” (Teatro da Mente/Retomada Cultural RJ, 2023). Tem ensaios publicados em “Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo” (Malê, 2023) e em “Falemos de poesia” (7Letras, 2023). O tema da sua ação em Porto Seguro será a poesia de autoria negra, em especial aquela produzida por autoras negras. Autora do livro de poemas “Nascente” (editora Garupa/Ksa1, 2021) e do livro de ensaio “A poesia negra-feminina de Conceição Evaristo, Lívia Natália, Tatiana Nascimento” (editora Malê, 2020), Heleine falará sobre a importância de considerar os recortes de raça e gênero quando vamos apreciar a literatura produzida no país, para que obras literárias não canônicas sejam apreciadas em sua diversidade. A autora também falará sobre seu processo criativo e compartilhará com o público a leitura de poemas próprios e de autoras negras-brasileiras contemporâneas.

Truduá Dorrico é doutora no Programa de Pós-Graduação em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021); Mestre no Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Estudos Literários na Universidade Federal de Rondônia (2015); Graduada em Letras Português e suas respectivas Literaturas na Fundação Universidade Federal de Rondônia (2013). Pesquisadora na área da Teoria da Literatura com ênfase na Literatura Indígena Contemporânea; Pesquisadora do Grupo de Estudos em Teoria Política Contemporânea, sediado no Departamento de Filosofia Universidade Federal de Rondônia; atualmente é pós-doutoranda no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação PDPG Pós-Doutorado Estratégico/UFRR (2023); Colunista ECOA/UOL (2021-); Curadora do Festival de Cinema e Cultura Indígena (2022); Curadora do Festival Lítero-Musical de São José dos Campos (2022); Curadora da Exposição Nhande Marandu/Museu do Amanhã (2022); Autora da obra "Eu sou macuxi e outras histórias"(Caos e Letras, 2019); Autora da obra "O lago Pri Pri"(Cia das Letrinhas, no prelo); Organizadora da obra "Originárias: uma antologia feminina de Literatura Indígena" (Companhia das Letrinhas, no prelo), que será o mote de sua apresentação em Porto Seguro