Página inicial > Eventos > [CSC] Fórum Brasil/ Reino Unido de Pesquisas Antirracistas e Ameríndias

[CSC] Fórum Brasil/ Reino Unido de Pesquisas Antirracistas e Ameríndias

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 12h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2024, 16h34 | Acessos: 99

O que: Fórum Brasil/ Reino Unido de Pesquisas Antirracistas e Ameríndias

Quando: 08/08/2024

Onde: Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro

Card forum ARIA Assessoria de Relações Internacionais da UFSB realizará o Fórum Brasil/ Reino Unido de Pesquisas Antirracistas e Ameríndias no dia 08 de agosto, no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. O evento contará com a participação de professores e pesquisadores que trabalham com as artes e as humanidades a partir de abordagens antirracistas, sobretudo nas áreas das artes, línguas e literaturas indígenas e afrocentradas.

A ocasião será uma excelente oportunidade para estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral aprofundarem seus conhecimentos sobre arte, literatura e estudos linguísticos como ferramentas essenciais no combate ao racismo, capazes de promover sensibilização e conscientização.

A coordenação do Fórum informa que haverá transporte para participantes que sairão dos campi Paulo Freire e Jorge Amado. Os detalhes serão publicados no site e instagram da ARI.

O evento conta com as seguintes contribuições:

A professora Jamille Pinheiro Dias, diretora do Centro de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da Universidade de Londres, trará a fala Artes indígenas e ativismo epistêmico: perspectivas sobre tradução e internacionalização.

O professor Gabriel Nascimento dos Santos, da UFSB, autor do livro Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo (Letramento Editorial), apresentará a palestra Caminhos sobre pesquisa antirracista e o papel da linguagem mais-que-humana.

A professora Adriana Pataxó, também da UFSB, abordará o tema Artesanias indígenas de uma escrita-abraço e seus transbordamentos.

A professora e pesquisadora Arissana Pataxó, atualmente doutoranda na UFBA, discutirá suas experiências no projeto Culturas do Antirracismo na América Latina, na curadoria do pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza e na exposição Hãhãw: Arte Indígena Antirracista. Arissana e Jamille foram colegas no projeto Culturas do Antirracismo na América Latina (UFBA/Universidade de Manchester), financiado pelo Conselho de Pesquisa de Artes e Humanidades do Reino Unido.

O professor Patrick Rezende Ribeiro, docente da UFC fará a palestra Mapeando Horizontes sobre Pesquisas em Tradução de Línguas e Literaturas Indígenas: identidades e narrativas.

O professor David Kaique Rodrigues dos Santos apresentará a palestra Língua Indígena Pataxó de sinais: um enfoque na formação escolar dos indígenas pataxós surdos.