Página inicial > Eventos > [CSC] - II Colóquio Integrado Lapcia-Mirim: Contato e Conexão com a Natureza

[CSC] - II Colóquio Integrado Lapcia-Mirim: Contato e Conexão com a Natureza

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 14h11 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 14h15 | Acessos: 241
O que: II Colóquio Integrado Lapcia-Mirim: Contato e Conexão com a Natureza
Quando: 26 a 28 de agosto de 2024
Onde: UFSB, Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro, BA
Inscrições: Até 31/05, em https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/login.xhtml (50 vagas)

II Coloquio
Apresentação

O Colóquio Integrado Lapcia-Mirim: Contato e Conexão com a Natureza é um evento que discute o contato e as diferentes dimensões da conexão das pessoas com a natureza em variados estágios e contextos de desenvolvimento, como a cidade, a floresta, o rio e o mar. O evento é uma ação conjunta do Laboratório de Pesquisas em Crianças e Infâncias Amazônidas (Lapcia), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e do Mirim - Laboratório de Pesquisas em Crianças, Infâncias e Natureza, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A primeira edição do Colóquio ocorreu em 2022, na Ufopa - campus Tapajós, na cidade de Santarém, PA. Em 2024, a segunda edição ocorrerá no Jardim Botânico FLORAS, na UFSB - campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, BA. Com uma programação diversificada, o evento tem vagas limitadas (50) e receberá trabalhos científicos para apresentação oral durante mesas redondas que objetivam promover o diálogo entre as pesquisas em andamento sobre contato e conexão com a natureza no oeste do Pará, no sul da Bahia e em outros locais do Brasil.

Palestras confirmadas:

- "Cenário Brasileiro das Pesquisas sobre Contato e Conexão com a Natureza", com a Dra. Maria Inês Gasparetto Higuchi (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Brasil)
- "Nature Contact and Children's Subjective Well-Being", com a Dra. Louise Chawla (University of Colorado Boulder, EUA)
- "Consciousness, Connectedness to Nature and Attunement with Ecological Principles", com o Dr. Victor Corral-Verdugo (Universidad de Sonora, México)

Realização:

- Mirim - Laboratório de Pesquisas em Crianças, Infâncias e Natureza (IHAC-CSC/UFSB; Jardim Botânico Floras/UFSB)
- Lapcia -  Laboratório de Pesquisas em Crianças e Infâncias Amazônidas (IFII/UFOPA)

Apoio institucional:

- Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Sosígenes Costa (UFSB)
- Jardim Botânico FLORAS (UFSB)
- Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (UFSB/IFBA)
- Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (UFOPA)