Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [PORTO SEGURO] Apresentação da Pesquisa Científica de Desenvolvimento da Tecnologia de Interface Humano-Computador
Início do conteúdo da página

[PORTO SEGURO] Apresentação da Pesquisa Científica de Desenvolvimento da Tecnologia de Interface Humano-Computador

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h04 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 14h31 | Acessos: 939

O que: Apresentação da Pesquisa Científica de Desenvolvimento da Tecnologia de Interface Humano-Computador

Quando: 24/11/2023

Onde: Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro [evento restrito à comunidade escolar]

 

card destaqueO Grupo de Pesquisa em Poéticas Tecnológicas (UFSB/CNPq), coordenado pelo professor Leonardo da Silva Souza, levará para o Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Porto Seguro (CIEB), um evento de Arte, Ciência e Tecnologia no dia 24 de novembro de 2023.

O Grupo de Pesquisa em Poéticas Tecnológicas foi criado em 2020 com o propósito de investigar as relações entre Arte, Ciências e Tecnologia. O trabalho do grupo já impactou mais de 30 mil estudantes da Educação Básica em todo o Brasil, vencendo o desafio nacional de Inovação aberta para redução da evasão escolar.

A pesquisa científica desenvolve uma tecnologia de Interface Humano-Computador que conecta imagem, corpo, espaço e som. Possibilitando enviar para qualquer lugar do mundo as coordenadas de movimentos das articulações do corpo humano, permitindo o diálogo entre corpo, espaço, som e imagem à distância, além de sua aplicação interdisciplinar.

O evento será realizado no CIEB para estudantes da rede pública. Serão duas apresentações do um espetáculo de teatro “Quincas em: X, Y, Z o palhaço coordenado” com o ator e pesquisador Robson Nunes Vieira. O espetáculo traz à cena o palhaço Quincas, que utiliza-se do sensor kinect para potencializar jogos da palhaçaria com situações inusitadas e cômicas. Esse diálogo entre arte e tecnologia permite que os estudantes tenham acesso à pesquisa científica da Interface Humano-Computador aplicada a jogos teatrais.

Ao final de cada apresentação será realizada uma oficina de utilização da tecnologia digital com o idealizador da pesquisa, professor Leonardo Souza, e o ator e pesquisador Robson Vieira. Na equipe executora do projeto estão o professor Leonardo Souza, o ator e pesquisador Robson Vieira e as estudantes e pesquisadoras Priscila de Cássia Pereira, Silvia Lira Ribeiro e Sabrina Piloto de Jesus.

A atividade é uma realização do Grupo de Pesquisas em Poéticas Tecnológicas (UFSB/CNPq), em parceria do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC/UFSB) com o Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEB), sendo restrito às e aos estudantes do CIEB. O projeto tem execução pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) através do EDITAL FAPESB Nº008/2023 - APOIO A EVENTOS DE POPULARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS EVENTOS/POPCIÊNCIAS 2023.

 

 

Equipe executora

Professor Leonardo da Silva Souza

Robson Nunes Vieira

Priscila de Cássia Pereira

Silvia Lira Ribeiro

Sabrina Piloto de Jesus

Produção

Uisner Deleon Ferreira

Assistente de produção

Jaime Sampaio da Silva Filho

Designer gráfico e edição de vídeos

Marcelo Gontijo

registrado em:
Fim do conteúdo da página