Página inicial > Eventos > [PORTO SEGURO] Apresentação da Pesquisa Científica de Desenvolvimento da Tecnologia de Interface Humano-Computador

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h04 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 14h31 | Acessos: 887

O que: Apresentação da Pesquisa Científica de Desenvolvimento da Tecnologia de Interface Humano-Computador

Quando: 24/11/2023

Onde: Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro [evento restrito à comunidade escolar]

card destaqueO Grupo de Pesquisa em Poéticas Tecnológicas (UFSB/CNPq), coordenado pelo professor Leonardo da Silva Souza, levará para o Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Porto Seguro (CIEB), um evento de Arte, Ciência e Tecnologia no dia 24 de novembro de 2023.

O Grupo de Pesquisa em Poéticas Tecnológicas foi criado em 2020 com o propósito de investigar as relações entre Arte, Ciências e Tecnologia. O trabalho do grupo já impactou mais de 30 mil estudantes da Educação Básica em todo o Brasil, vencendo o desafio nacional de Inovação aberta para redução da evasão escolar.

A pesquisa científica desenvolve uma tecnologia de Interface Humano-Computador que conecta imagem, corpo, espaço e som. Possibilitando enviar para qualquer lugar do mundo as coordenadas de movimentos das articulações do corpo humano, permitindo o diálogo entre corpo, espaço, som e imagem à distância, além de sua aplicação interdisciplinar.

O evento será realizado no CIEB para estudantes da rede pública. Serão duas apresentações do um espetáculo de teatro “Quincas em: X, Y, Z o palhaço coordenado” com o ator e pesquisador Robson Nunes Vieira. O espetáculo traz à cena o palhaço Quincas, que utiliza-se do sensor kinect para potencializar jogos da palhaçaria com situações inusitadas e cômicas. Esse diálogo entre arte e tecnologia permite que os estudantes tenham acesso à pesquisa científica da Interface Humano-Computador aplicada a jogos teatrais.

Ao final de cada apresentação será realizada uma oficina de utilização da tecnologia digital com o idealizador da pesquisa, professor Leonardo Souza, e o ator e pesquisador Robson Vieira. Na equipe executora do projeto estão o professor Leonardo Souza, o ator e pesquisador Robson Vieira e as estudantes e pesquisadoras Priscila de Cássia Pereira, Silvia Lira Ribeiro e Sabrina Piloto de Jesus.

A atividade é uma realização do Grupo de Pesquisas em Poéticas Tecnológicas (UFSB/CNPq), em parceria do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC/UFSB) com o Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEB), sendo restrito às e aos estudantes do CIEB. O projeto tem execução pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) através do EDITAL FAPESB Nº008/2023 - APOIO A EVENTOS DE POPULARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS EVENTOS/POPCIÊNCIAS 2023.

Equipe executora

Professor Leonardo da Silva Souza

Robson Nunes Vieira

Priscila de Cássia Pereira