Página inicial > Eventos > [ON LINE] Mesa - Hip Hop 50 anos – Cultura de rua e saberes descentrados!

[ON LINE] Mesa - Hip Hop 50 anos – Cultura de rua e saberes descentrados!

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 15h21 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 15h36 | Acessos: 402

WhatsApp Image 2023 11 09 at 09.17.32O que: Mesa - Hip Hop 50 anos – Cultura de rua e saberes descentrados!

Quando: 13/11/2023, segunda-feira – 19h – (Modo remoto)

Onde: Transmissão pelo Youtube da Jornada do Novembro Negro

Hip Hop 50 anos – Cultura de rua e saberes descentrados!

Dando sequência às atividades do Novembro Negro na Universidade Federal do Sul da Bahia, iniciadas com a titulação de Mano Brown como Dr. Honoris Causa, no dia 01/11, no Teatro Municipal Candinha Dórea de Itabuna, seguiremos no dia 13 de novembro, às 19 horas ,com o encontro Hip Hop 50 anos – Cultura de rua e saberes descentrados, tema de nossa jornada deste ano e que celebra os 50 anos do Hip Hop organizado no mundo e 40 anos no Brasil. Para isso reuniremos uma constelação de artistas-ativistas dos quatro cantos do país que oriundos do Hip Hop hoje figuram na educação superior, básica, jornalismo de rádio e TV, novelas, são roteiristas, cineastas e doutores da vida compartilhando suas experiências e ainda apresentando o processo de construção do edital de fomento a cultura Hip Hop, recém lançado pelo Governo Federal e com dotação orçamentária de cerca de R$ 6 milhões.

A atividade é parte do Projeto de Extensão Jornada do Novembro Negro da Universidade Federal do Sul da Bahia, que está em sua V edição. E compõe a agenda oficial da universidade, é organizada pelo Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo e pelo Programa de Pós-graduação em Ensino das Relações Étnico-Raciais, PPGER – UFSB. Neste ano, a Jornada traz como tema” Hip Hop 50 anos – Cultura de rua e saberes descentrados”.

A titulação de Mano Brown inaugura as atividades do Novembro Negro e avançamos com Colóquio, seminários e debates. Acompanhe nossa programação no portal da UFSB e em nossas páginas.

A mesa será conduzida pelo Prof. Richard Santos (Big), Coordenador do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo, e membro da comunidade Hip Hop nacional. Terá participações de Claudia Maciel (Brasília- Articulação nacional do Hip Hop), Mano Oxi (Rio Grande do Sul), Trauma MC e Roberta Teixeira (Batalha do Complexo do Baianão - Porto Seguro), Dj Branco (Casa do Hip Hop Bahia), Renan Inquérito (SP), Claudia Rodrigues (Coletivo Fruições – Ilhéus), Toni-C (LiteraRua), Leo Matheus (Brasília – UNB-Batalha da Escada), e Thogun Teixeira (Rapper, Ator e produtor, RJ).

Ao final teremos a exibição do documentário “Do gueto à tela: a importância do videoclipe na construção da imagem da periferia”, dirigido por Luaran Simeão, sobre o impacto do Hip Hop no Complexo do baianão em Porto Seguro – Bahia.