Página inicial > Eventos > [ON-LINE] Diversidade e inclusão: anticapacitismo e protagonismo das pessoas com deficiências

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2022, 10h18 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2022, 10h32 | Acessos: 1092
O que: Diversidade e inclusão: anticapacitismo e protagonismo das pessoas com deficiências

Quando: Segunda-feira, 29/08/22 às 19h
Onde: transmissão on-line em https://meet.google.com/vsc-jqpg-xco

Card diversidade e inclusãoDiversidade e inclusão: anticapacitismo e protagonismo das pessoas com deficiências
Na medida em que cada vez mais pessoas com deficiências (PCD’s) ganham visibilidade na sociedade, é necessário ampliar o espectro de discussões sobre as vivências cotidianas, desafios, obstáculos e preconceitos enfrentados diuturnamente por estas pessoas. A Universidade é um espaço que precisa acolher, integrar e naturalizar o enfrentamento ao capacitismo em suas diversas formas. Logo, almejamos criar um espaço de debate e dar visibilidade a pessoas e a pauta anticapacistista.
Pretendemos promover os Direitos Humanos de pessoas com deficiências, buscando contribuir para a construção de um ambiente universitário livre de desigualdades, preconceitos e opressões por meio da educação, sensibilização, conscientização e promoção da diversidade. Para isso, é necessário apoiar os processos de emancipação das pessoas com deficiências, assumirmos práticas anticapacitistas e legitimar a vontade e a voz das pessoas com deficiências.
Por essas razões realizaremos na próxima segunda-feira (29/08) a roda de conversa anticapacitismo e protagonismo das pessoas com deficiências, com a presença da ativista e influencer Priscila Siqueira, fundadora da iniciativa Vale PCD e com o também ativista e influencer Emanuel Castro da mesma organização. A atividade será mediada pela estudante da UFSB Nicolle Monteiro. Nosso objetivo é debater os desafios enfrentados por pessoas com deficiências no contexto universitário e em seus cotidianos.
Contamos com o apoio da Pro-reitoria de Ações Afirmativas por meio da Coordenação de Políticas de Promoção da Diversidade e do edital UFSB: Lugar de Diversidade.
Convidamos à todas, todos e todes para participar dessa atividade que promete ser muito enriquecedora. Participem!