Página inicial > Eventos > [ON-LINE] I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia, IV Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia e I Mostra Científica PROFSAÚDE da Bahia

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2022, 16h25 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 10h08 | Acessos: 1263

O que: I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia, IV Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia e I Mostra Científica PROFSAÚDE da Bahia

Quando: de 26 a 29 de outubro de 2022

Onde: on-line, com transmissão

Visite o site oficial do evento

Inscrições gratuitas até 29 de outubro de 2022

Prazos para submissão de trabalhos científicos até as 18h do dia 10 de setembro!

Prazo de submissão de propostas de Oficinas e Minicursos prorrogado até 20 de setembro!

logomarca oficial eventoÉ com grande satisfação que a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFSB), por meio dos Programas de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF), apresentam a realização do I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia; a edição 2022 do IV Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia e a I Mostra Científica PROFSAÚDE da Bahia, de 26 a 29 de outubro de 2022, em Porto Seguro (BA), na modalidade virtual (online) e de forma gratuita, com direito a certificação. O evento científico é uma parceria com o PROFSAUDE/MPSF em Rede Nacional, liderado pela Abrasco e Fiocruz, com o COSEMS-BA e com o CES/BA, visando, também, ser um momento preparatório para o 13º Congresso Nacional de Saúde Coletiva da Abrasco que terá lugar na Bahia, no mês de novembro.

O tema escolhido, “Formação profissional, Acesso e Desigualdades em Saúde no Contexto Pós-pandêmico”, representa o alicerce do coletivo e sua atuação frente às desigualdades e em defesa da democracia e da saúde da família como prioridades da Atenção Primária à Saúde (APS) no sistema público de saúde, e faz ênfase nos desafios na saúde da família e as alianças estratégicas para impulsionar a proteção social das populações vulneráveis e fortalecer a democracia e o direito à saúde pública para todos, com adequado financiamento público da saúde por parte do Estado. A pandemia de Covid-19 ameaçou os sistemas de saúde no mundo, principalmente, na região das Américas, balançando os pilares da APS e dos sistemas universais de saúde, deixando expostas as fragilidades na qualificação profissional, o acesso com equidade e principalmente as desigualdades em saúde, com maiores estragos do que soluções e melhorias implantadas em suas estruturas, e ceifando milhares de vidas humanas.

A grave crise sociossanitária afetou as condições de vida e de saúde da população em geral, principalmente, das pessoas em situação de vulnerabilidade social e pobreza. Neste sentido, cabe ao evento científico discutir sobre o enfrentamento da pandemia na saúde da família e os desafios da saúde pública, universal e gratuita, assim como debater sobre as sequelas e lições aprendidas neste contexto pandêmico. É importante repensar ações conjuntas para o fortalecimento do sistema de saúde público, para a oferta e acesso equitativo e de qualidade das populações e para a preparação da saúde pública diante das crises por vir. Sendo necessário contribuir na formação profissional para além do modelo biomédico, articulada aos processos de mudança no campo da educação para a transformação das práticas de cuidado de forma mais efetiva, integrada e sensível à realidade local e regional e baseada em evidências.

Os eixos temáticos propostos para o evento científico permitirão esse espaço de aprendizagem e troca de conhecimentos, tanto para a região da Bahia, como o compartilhamento de experiências na região Ibero-americana, entre as diversas comunidades científicas, instituições parceiras e comunidade usuária da saúde pública, participantes no evento. Assim, os objetivos do evento internacional são: incentivar o intercâmbio científico entre as instituições parceiras para o fortalecimento da rede de educação e saúde; favorecer a troca de conhecimentos, debates, discussões e produção de saberes sobre temas compartilhados em âmbito regional, nacional e internacional, junto à comunidade acadêmica, usuários e trabalhadores da saúde pública; divulgar a produção científica e experiências desenvolvidas por todos os participantes do certame; incentivar a discussão de temas relevantes em tempos atuais de pandemia e pós-pandemia, que repercutirão na qualificação profissional, na melhoria e equidade de acesso aos serviços de saúde públicos, com ênfase na educação em saúde, promoção e prevenção de agravos na saúde da família e comunidade, usuários do sistema público de saúde.

Os eixos temáticos propostos são: * Saúde coletiva Ibero-americana, experiências e aprendizagens em educação em saúde; * Desigualdades, vulnerabilidades e riscos em saúde; * Redes formadoras e práticas colaborativas nas redes de atenção à saúde; * Financiamento, trabalhadores, usuários e acesso com equidade em saúde.

Página oficial do evento: https://www.even3.com.br/saudeedemocracia/
Página oficial do instagram: https://www.instagram.com/saude_e_democracia/
E-mail oficial do evento: saudefamiliademocracia@gmail.com