Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > [ON-LINE] - Roda de Conversa “Racismo religioso nas escolas”
Início do conteúdo da página

[ON-LINE] - Roda de Conversa “Racismo religioso nas escolas”

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 13h55 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2022, 14h10 | Acessos: 1270

O que: Roda de Conversa “Racismo religioso nas escolas”
Quando: 25 de maio, às 19 horas
Onde: https://youtu.be/c53j6wnsLRU
Inscrições: https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/login.xhtml

 

Roda de conversaNo dia 25 de maio, às 19 horas, acontece a Roda de Conversa sobre Racismo religioso nas escolas e contará com a participação da Profa Íris Verena Oliveira e do Prof. Ademar Oliveira Cirne Filho. Esta roda de conversa propõe o diálogo entre Academia e professoras(es), para refletir sobre as diversas manifestações do racismo religioso nas escolas e possíveis formas de enfrentamento.

O evento também é uma preparação para o próximo Congresso de Pesquisadoras(es) Negres (XI COPENE), no qual as organizadoras desta Roda de conversa, professoras Joceneide Cunha e Lidyane Ferreira, ambas do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais, coordenarão uma Sessão Temática sobre “Religião e racismo nas escolas”.


* Íris Verena é professora e vice-coordenadora no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (UNEB), mestra em História Social (UFC), doutora em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e pós-doutora em Educação (PROPED/UERJ). Desenvolve pesquisas sobre educação antirracista, currículo, formação docente, educação escolar quilombola, diferença e Currículo Bahia, além de coordenar projetos de formação docente.


* Ademar Cirne é pós-graduado em História do Brasil (PUC-MG), especializado em Educação Étnico-Racial (UNICAMP) e mestre pelo Programa de Ensino das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB). Sua dissertação foi selecionada para publicação em livro cujo título é “Racismo religioso em escolas da Bahia: autoafirmação e inclusão de crianças e jovens de terreiro” (https://books.scielo.org/id/qfnhd). É professor de História, com ênfase em História do Brasil e da Bahia, atuando do ensino básico ao universitário. É Ogã do Terreio Ilê Axé Oxumarê e militante do movimento negro há mais de 15 anos, ocupando várias coordenações no Coletivo de Entidades Negras (CEN). Desenvolve pesquisas nas áreas de educação antirracista e racismo religioso.


Em caso de dúvidas, entrar em contato com: lidyane.ferreira@csc.edu.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página